Nova alta dos juros dificulta retomada do crescimento econômico, avalia CNI

Para a CNI, o fraco desempenho da economia, a valorização do real frente ao dólar e o ajuste nas contas públicas são suficientes para reduzir as pressões sobre a inflação

A elevação dos juros básicos da economia de 12,75% para 13,25% ao ano, anunciada nesta quarta-feira (29) pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), desestimulará ainda mais os investimentos e o consumo das famílias. Com isso, aumentarão as dificuldades para a retomada da produção da indústria e do crescimento econômico, avalia a Confederação Nacional da Indústria (CNI) 

Para a CNI, o fraco desempenho da economia, a valorização do real frente ao dólar e o ajuste nas contas públicas são suficientes para reduzir as pressões sobre a inflação. E, diante desse quadro, o Banco Central poderia rever a trajetória de aumento dos juros. 

A indústria brasileira reafirma que as políticas monetária e fiscal devem ser complementadas por uma agenda que aumente a competitividade do país, e priorize medidas que tragam maior segurança jurídica às empresas. Essa agenda melhoraria o ambiente de negócios, reduziria os custos da indústria, estimularia os investimentos e facilitaria a retomada do crescimento econômico.

Relacionadas

Leia mais

Crescimento sustentável depende das reformas
Crescimento sustentado depende da volta dos investimentos
Copom mantém juros em 14,25% pela sétima vez seguida

Comentários