Informação, sustentabilidade e acesso ao crédito são pilares para recuperação das MPMEs

Primeiro dia do Fórum Ibero-americano – Pense nas Pequenas Primeiro abordou políticas públicas para o setor. O evento abordará crédito e inovação nos painéis dos dias 26 e 27 de outubro

O Fórum Íbero-americano acontece até quarta-feira (27)

Começou hoje o Fórum Ibero-americano de MPMEs – Pense nas Pequenas Primeiro. O evento, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB) e o Conselho de Empresários Ibero-americanos (CEIB), reúne representantes de governos e do setor privado dos países ibéricos e latino-americanos para discutir medidas para o fortalecimento das micros, pequenas e médias empresas (MPMEs), entre os dias 25 e 27 de outubro.

Este ano, o Fórum Pense nas Pequenas Primeiro tem como tema central “Recuperação e crescimento das pequenas empresas ibero-americanas”, para tratar da recuperação e desenvolvimento do setor no cenário pós-crise e influenciar a política pública em prol do fortalecimento dos pequenos negócios.


“Ao longo de quase 10 anos conseguimos consolidar um evento específico, de qualidade, no contexto da luta em torno das causas que nos movem em defesa dos pequenos negócios que, em apertada síntese, são responsáveis pelo maior segundo número de empregos e pela expressiva responsabilidade em distribuir renda em todas as regiões do Brasil”, destacou o presidente do Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa (Compem) da CNI, Amaro Sales de Araújo, na abertura do Fórum.


Neste primeiro dia, os participantes debateram sobre as políticas públicas do setor e apresentaram iniciativas que implementaram nos países para desenvolver as MPMEs. Além disso, jovens empresários compartilharam um pouco das trajetórias, como forma de incentivo para outras empresas.

Apoiador do evento, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) foi representado pelo diretor técnico Bruno Quick. Ele apresentou algumas ações e instrumentos de apoio às MPEs que o Sebrae disponibiliza para empresários brasileiros e destacou a necessidade de simplificar e disseminar as políticas públicas para munícipios.

“Um problema que temos é generalizar as políticas públicas. Precisamos que essas informações sejam difundidas e cheguem aos municípios, por isso uma das nossas iniciativas é voltada para o crescimento das MPEs, construída com conversa e apoio dos prefeitos”, explica Quick.

Da Argentina, o secretário de pequenas e médias empresas, Guillermo Merediz, contou que a sustentabilidade foi a “chave” para a recuperação do país pós-pandemia, além da transformação digital.

“Acreditamos que cumprir as normas ambientais nos possibilitou ter mais oportunidades no comércio. Vamos manter uma agenda ambiental alinhada com o mundo e em busca da redução de emissões de poluentes. As MPMEs têm se adequado às mudanças, aplicado processos mais sustentáveis e têm uma grande participação na recuperação da Argentina”, explicou Merediz, que participou do evento de forma virtual.

A diretora geral de Comércio e Investimentos Internacionais, Ministério da Indústria, Comércio e Turismo da Espanha, María Paz Ramos, também apresentou os números e as propostas do país no painel “Políticas Públicas para Recuperação das MPMEs”.

Os painéis do primeiro dia do Fórum Íbero-americano de MPMEs – Pense nas Pequenas Primeiro podem ser acessados no site do evento, no qual também pode ser feita a inscrição para os próximos dias de evento.

Confira, a seguir, as fotos deste primeiro dia:

Crédito e inovação aberta são assuntos dos dias 26 e 27

Veja a seguir o tema e a programação dos painéis que serão apresentados nos próximos dois dias de Fórum:

Terça-feira (26/10)

10:00 – 11:30 | Painel 3 – Crédito e Financiamento para os pequenos negócios

11:30 – 12:00 | Casos de Sucesso

12:00 – 13:00 | Painel 4 – Inovação e Novos modelos de negócios das MIPYMES

Quarta-feira (27/10) - “Fórum Ibero-Americano de Inovação Aberta” em Madrid

10:00 – 11:00 | Painel 1 – Iniciativas públicas de inovação aberta

11:00 – 12:00 | Painel 2 – Venture Corporate: casos de sucesso na ibero-américa

12:00 – 13:00| Painel 3 – Desenvolvimento da indústria de capital empreendedor na ibero-américa

Relacionadas

Leia mais

Um país sem financiamento para crescer
#38 - O impacto da falta de insumos na indústria
Falta de insumos e custo de energia prejudicam indústria, aponta CNI

Comentários