Industrial segue sem confiança na economia em maio, diz CNI

Confiança do empresário tem leve recuperação em maio, mas não foi suficiente para cruzar barreira da falta de confiança. ICEI continua abaixo da linha de corte de 50 pontos

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) aumentou 0,4 ponto, de 48,8 pontos para 49,2 pontos entre abril e maio de 2023. A pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que a leve alta ainda não foi suficiente para retirar o empresário da indústria do estado de falta de confiança em que se encontra desde março deste ano. 

O índice varia de 0 a 100, com uma linha de corte em 50 pontos. Quanto mais abaixo de 50 pontos, maior e mais disseminada é a falta de confiança. Foram entrevistadas 1.450 empresas, sendo 571 de pequeno porte, 549 de médio porte e 330 de grande porte. Período de coleta de 2 a 8 de maio de 2023.

O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, explica que apesar de pequena, a recuperação foi disseminada entre todos os componentes do índice de confiança: o Índice de Condições Atuais e o Índice de Expectativas.

Confira a análise do economista Marcelo Azevedo

Em relação às condições atuais, o índice subiu 0,6 ponto entre abril e maio para 43,1 pontos. “A alta mostra que os empresários veem o atual momento em relação aos últimos seis meses de maneira um pouco menos negativa em maio do que observavam em abril. É o primeiro avanço mensal do índice desde setembro de 2022”, explica Marcelo Azevedo.

O Índice de Expectativas avançou ligeiramente, subindo 0,3 ponto para 52,2 pontos. Ao subir para um pouco mais acima da linha divisória de 50 pontos, o indicador demonstra um olhar um pouco mais otimista dos empresários sobre o cenário dos próximos seis meses.

Relacionadas

Leia mais

Reforma Tributária: É bom para o Brasil, é bom para você
Indicadores industriais apontam melhora em março
Acordo com a União Europeia é crucial  para a reindustrialização do Brasil

Comentários