Indústria estadual reforça otimismo para os próximos 6 meses

Confiança do setor sul-mato-grossense é em relação à demanda por produtos industrializados, exportação, contratação de empregados e aquisição de matérias-primas

A Sondagem Industrial, realizada em agosto pelo Radar Industrial da Fiems junto às empresas sul-mato-grossenses, destaca que a indústria estadual segue otimista para os próximos seis meses com boas expectativas em relação à demanda por produtos industrializados, à exportação de produtos industrializados, à contratação de empregados e à compra de matérias-primas. A melhor marca dos indicadores dos industriais do Estado foi registrada para a demanda por produtos industrializados, com o indicador alcançando a marca de 58,9 pontos, que, no comparativo com o último levantamento, houve crescimento equivalente a 6,3 pontos.

As demais variáveis apresentaram o seguinte desempenho: a exportação de produtos industrializados atingiu a marca de 57,8 pontos, o que representa uma queda de 5,8 pontos; a contratação de trabalhadores pelo setor industrial alcançou 53,3 pontos, ou seja, aumento de 5 pontos; e a compra de matérias-primas obteve a marca de 52,2 pontos, queda de 4,1 pontos. "Vale ressaltar que nos quatro casos os resultados a partir dos 50 pontos indicam a ocorrência de expectativas positivas para os próximos seis meses", traz avaliação do Radar da Fiems, completando que o mesmo comportamento de otimismo foi verificado nacionalmente.

ICEI

Já o Índice de Confiança do Empresário Industrial em Mato Grosso do Sul (ICEI/MS) alcançou em setembro o equivalente 55 pontos, indicando que os industriais sul-mato-grossenses, de um modo geral, estão mais confiantes, influenciados, principalmente, pelo desempenho obtido no indicador relativo às condições atuais da economia brasileira. Em setembro, para 9,8% dos respondentes as condições atuais da economia brasileira melhoraram, enquanto no caso da economia estadual a melhora foi apontada por 12,2% dos participantes. Por fim, com relação à própria empresa, as condições atuais estão melhores para 22%, enquanto 51,2%, 58,5% e 46,3% disseram que não houve alteração nas atuais condições.

Para os próximos seis meses, 31,7% dos respondentes mostram-se confiantes em relação à economia brasileira e, no caso da economia estadual, na mesma comparação, os que disseram estar confiantes alcançou a marca de 36,6%. Com relação ao desempenho da própria empresa, considerando os próximos seis meses, 51,2% dos respondentes mostraram-se confiantes, enquanto 39%, 43,9% e 36,6% disseram que, no mesmo período, não deve haver alterações em relação à economia brasileira, estadual e no desempenho da própria empresa, respectivamente.

Relacionadas

Leia mais

Fiems investirá R$ 61,5 milhões na construção do ISI Biomassa e Novo Sesi em Três Lagoas
Fiems diz que indústria vai pagar a conta do desalinhamento do Governo com a energia
Ação Fiems amplia parcerias para atrair alunos aos cursos de qualificação

Comentários