Fiems diz que indústria vai pagar a conta do desalinhamento do Governo com a energia

"Esse reajuste autorizado pela Agência anula o benefício concedido pela presidente Dilma e compromete os investimentos do setor produtivo", disse o presidente da Fiems Sérgio Longen

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, lamentou a decisão anunciada nesta sexta-feira (05/04) pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) de aprovar reajuste médio de 10,4% para os consumidores industriais de alta tensão da Enersul, que atende 839 mil unidades consumidoras em 72 municípios do Estado. "A decisão vem no momento em que o setor industrial começava a se beneficiar da redução de até 32% na tarifa de energia elétrica anunciada no passado pela presidente Dilma Rousseff", ressaltou.

O empresário reforça que a decisão da Aneel revela o total desalinhamento com a política econômica adotada pelo Governo Federal para aumentar a competitividade da indústria brasileira, gerando mais emprego e melhor renda para os trabalhadores. "Esse reajuste autorizado pela Agência anula o benefício concedido pela presidente Dilma e compromete os investimentos do setor produtivo, que mais uma vez terá de arcar com os gastos que a concessionária de energia terá com a redução média de 8,74% para os consumidores de baixa tensão", esclareceu.

Na avaliação de Longen, todos os segmentos da indústria já são penalizados pela alta tarifa de energia elétrica cobrada no Estado. "Sem a redução, o custo Brasil vai continuar afetando a produção industrial, já que a participação da tarifa de energia elétrica no custo de produção varia de 3% a 30%. A ideia era aumentar as exportações de produtos industrializados, bem como as vendas dos nossos produtos no mercado interno, gerando mais desenvolvimento, mas, agora, esse caminho terá de ser revisto", destacou.

Relacionadas

Leia mais

Benedito Braga conta como São Paulo superou a pior crise hídrica dos últimos 85 anos
Longen reforça Senai Educa em 46 cidades com 269 cursos para atingir 67 mil vagas

Comentários