Desempenho da pequena indústria avança no segundo trimestre, avalia CNI

As condições financeiras estão melhores das indústrias que possuem entre 10 e 49 funcionários está acima da média histórica. E, pela primeira vez no ano, há confiança neste segmento

Vista retrato da trabalhadora profissional trabalhadora de meia idade trabalhadora de carpinteiro profissional que procura e escolhe madeira na oficina ou garagem.
Pela primeira vez no ano, empresários de pequeno porte estão otimistas

O segundo trimestre foi de alento para as indústrias de pequeno porte, que possuem de 10 até 49 funcionários. O índice de desempenho da pequena indústria, do Panorama da Pequena Indústria (PPI), ficou em 44,8 pontos, acima da média histórica de 43,8 pontos e da média para os segundos semestres, de 42,6 pontos, calculada desde 2012. A pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra ainda que os indicadores de situação financeira e de perspectivas estão acima da média para o período.

De acordo com a economista da CNI, Paula Verlangeiro, o desempenho leva em consideração a evolução do volume de produção ou do nível de atividade, o nível de utilização da capacidade instalada e a evolução do número de empregados para as indústrias extrativa, de transformação e da construção. Esse índice chegou a cair 3,5 pontos de março para abril, mas avançou 2,4 pontos de abril para maio e 0,4 ponto de maio para junho. A queda não foi suficiente para reverter o quadro positivo.

No caso da situação financeira, a alta no segundo semestre reverteu parcialmente a queda do primeiro trimestre do ano. “O índice de situação financeira, calculado pela margem de lucro operacional, pela situação financeira e pelo acesso ao crédito, aumentou dois pontos no segundo trimestre deste ano e o indicador ficou em 41,3 pontos. É um bom resultado e está acima da média de 38,2 pontos”, explica.

Confiança sobe em julho e, pela primeira vez no ano, empresários de pequeno porte estão otimistas

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) para as indústrias de pequeno porte aumentou 1,3 ponto entre junho e julho de 2023. Com a alta, o índice ultrapassou a linha divisória dos 50 pontos, que separa confiança de falta de confiança, pela primeira vez no ano. O ICEI está em 50,6 pontos, ainda abaixo da média histórica de 52,8 pontos. 

“A confiança do empresário é importante porque empresários mais confiantes tendem a realizar mais investimentos e contratações. O Índice de Perspectivas da indústria de pequeno porte, que captura as expectativas para os próximos seis meses, também apresentou aumento e está acima da média histórica. A melhora do indicador de perspectivas está relacionada, sobretudo, à melhora das expectativas de demanda e de nível de atividade para os próximos meses”, afirma Paula Verlangeiro.

Carga tributária é o pior problema para pequenas indústrias 

Os empresários de pequeno porte das indústrias de transformação indicaram que a elevada carga tributária está em primeiro lugar no ranking de principais problemas enfrentados pela indústria de transformação, com 41,6% de assinalações, seguido de demanda interna insuficiente (32,4%) e das taxas de juros elevadas (27,4%).

Para a indústria da construção de pequeno porte, as taxas de juros elevadas encontram-se no primeiro lugar no ranking dos principais problemas para o setor, com 33,3% das assinalações, seguido de burocracia excessiva (27,6%) e da carga tributária elevada (26,0%). 

Relacionadas

Leia mais

#7 - O que são Micros e Pequenas Empresas?
#70 – O drama das MPMEs no acesso ao crédito
Emprego na indústria cresce 0,8% no primeiro semestre, afirma CNI

Comentários