Confiança da indústria permanece estável em março, afirma CNI

Os empresários industriais seguem confiantes, pois o índice ficou acima da linha divisória de 50 pontos, que separa confiança de falta de confiança. Na comparação com fevereiro, houve avanço de 0,1 ponto

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) passou de 52,7 pontos para 52,8 pontos na passagem de fevereiro para março deste ano. Essa variação de 0,1 ponto percentual é muito pequena, aponta estabilidade e confiança da indústria. O indicador da Confederação Nacional da Indústria (CNI) varia de 0 a 100, com uma linha de corte em 50 pontos, valores acima representam confiança. Foram entrevistadas 1.286 empresas, entre elas 506 de pequeno porte, 488 de médio porte e 292 de grande porte entre 1º e 7 de março de 2024.


"Os componentes do ICEI mantiveram-se praticamente estáveis em março, com uma variação pequena e positiva das avaliações relativas à economia brasileira e uma variação pequena e negativa das avaliações relativas às próprias empresas em comparação aos últimos seis meses", explica o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.


O Índice de Condições Atuais variou -0,2 ponto, para 47,5 pontos em março de 2024. Ao permanecer abaixo da linha divisória de 50 pontos, ele continua a indicar percepção de piora das condições atuais em relação aos últimos seis meses. A parcela do indicador que avalia a economia brasileira passou de 43,3 pontos em fevereiro para 44,1 pontos em março.

O Índice de Expectativas teve variação positiva de 0,2 ponto, para 55,4 pontos em março de 2024. O índice permanece acima da linha divisória dos 50 pontos, patamar que indica expectativas de melhora nos próximos seis meses. Em março, a percepção dos industriais sobre os próximos seis meses de suas empresas caiu de 58,4 pontos para 58,2 pontos. Sobre a economia brasileira nos próximos seis meses, o índice passou de 48,8 pontos para 49,7 pontos.

Confira o comentário completo do gerente:

Relacionadas

Leia mais

Cresce, em fevereiro, número de setores industriais confiantes
Confiança do empresário industrial recua 0,5 ponto em fevereiro, aponta CNI
23 de 29 setores da indústria iniciaram 2024 confiantes, aponta CNI

Comentários