Confiança da indústria está estável em março, aponta CNI

Os resultados setoriais do ICEI mostram que 25 de 29 setores industriais continuam confiantes. Mudanças no nível de confiança reduziram diferenças por porte e região

Os Resultados Setoriais do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de março de 2024 apresentam estabilidade da confiança na indústria de forma geral. Segundo a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a confiança dos empresários industriais não mudou na análise por portes, regiões e setores. Assim como em fevereiro, 25 de 29 setores industriais estão confiantes. Este mês, 1841 empresas foram consultadas entre 1º e 11 de março.

Um setor fez uma transição da falta de confiança (abaixo de 50 pontos) para a confiança: móveis saiu de 47,1 para 51,3 pontos. Já o setor de equipamentos de informática, eletrônicos e ópticos fez a transição contrária, com queda de 50,3 para 49,4 pontos.

Os setores com maior índice de confiança em março são os de farmoquímicos e farmacêuticos (61,1 pontos); manutenção e reparação (57,4 pontos); bebidas (56,6 pontos); e perfumaria limpeza e higiene pessoal (56,3 pontos).

O ICEI varia de 0 a 100 pontos. Valores acima de 50 pontos indicam confiança do empresário. Valores abaixo de 50 pontos indicam falta de confiança.

Dados que mudaram por porte e por região reduziram a diferença da confiança geral

A confiança da indústria variou pouco nos diferentes portes de empresa. Nas pequenas empresas, houve avanço de 0,8 ponto; nas médias, recuo de 0,5 ponto; e nas grandes empresas, recuo de 0,3 ponto. O índice de todos os portes segue acima da linha divisória de 50 pontos e registrando confiança.

Por região, em março de 2024, a confiança da indústria caiu no Nordeste (-1,6 ponto) pela segunda vez consecutiva. Os dois recuos acumulam 4,5 pontos de queda.  No Centro-Oeste, também houve uma retração da confiança de 1,3 ponto.

Na região Sudeste, a confiança ficou praticamente estável (+0,1 ponto). Enquanto isso, no Norte e no Sul, a confiança teve leve avanço (+0,6 ponto em ambas as regiões).

Todas as regiões seguem confiantes em março, pois o índice segue acima da linha de corte de 50 pontos.

Sobre os resultados setoriais do ICEI

O ICEI, como um indicador antecedente do desempenho industrial, sinaliza as mudanças de tendência de variáveis como a produção industrial, o emprego e os investimentos na indústria. O ICEI Setorial apresenta os resultados da indústria extrativa, da construção e da transformação. A publicação também disponibiliza índices de confiança para os três portes de empresa (pequeno, médio e grande) e para as cinco regiões geográficas do país.

Relacionadas

Leia mais

Corte de 0,5 ponto na Selic é insuficiente, afirma presidente da CNI
Depreciação acelerada vai ampliar capacidade produtiva e modernizar o parque fabril, avalia CNI
Ei, empresário! Você sabe separar suas contas das despesas da empresa?

Comentários