CNI vê na alta de 0,25 ponto percentual sinalização do fim do ciclo de aumentos da Selic

Embora a inflação ainda seja preocupante, a diminuição na velocidade de crescimento da Selic se justifica, pois os efeitos das últimas elevações da taxa sobre o nível de preços ainda estão por vir

A redução no ritmo da alta da Selic, com sua consequente fixação em 10,75%, foi positiva para a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo a entidade, após seis acréscimos consecutivos de 0,5 ponto percentual, a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de aumentar a taxa básica em 0,25 ponto percentual pode sinalizar o encerramento do ciclo de elevação dos juros.

Na avaliação da CNI, embora a inflação ainda seja preocupante, a diminuição na velocidade de crescimento da Selic se justifica, pois os efeitos das últimas elevações da taxa sobre o nível de preços ainda estão por vir.

A entidade ressalta que o ônus do combate à inflação não pode recair totalmente sobre o setor produtivo. Para um controle inflacionário eficiente, outros instrumentos de política econômica devem ser utilizados, como a redução do déficit fiscal, defende a CNI.

Relacionadas

Leia mais

Confiança do empresário cai pelo terceiro mês consecutivo, informa CNI
A inserção do Brasil nas cadeias globais de valor

Comentários