CNI e BNDES renovam parceria que facilita acesso ao crédito para MPMEs

Dados do banco mostram que empresários têm 14% mais chances de sucesso na contratação de crédito quando buscam a consultoria da Rede de Núcleos de Acesso ao Crédito (NAC)

“Essa parceria é muito importante para aumentar o acesso ao crédito para MPMEs do país, sobretudo para o financiamento às exportações e à inovação” - Robson Braga de Andrade.

Para facilitar que micros, pequenas e médias empresas (MPMEs) tenham acesso às linhas de financiamento, a Confederação Nacional da Industria (CNI) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) renovaram o acordo de cooperação que existe desde 2016.

Segundo dados do BNDES, quando há o apoio da Rede de Núcleos de Acesso ao Crédito (NAC), o sucesso na contratação do crédito pelas empresas é 14% maior que no caso em que não há ajuda, considerando todas as empresas que buscam crédito via canal MPME.

Em 2021, por exemplo, o NAC realizou cerca de 6 mil atendimentos por todo Brasil. Desses, 4 mil foram orientados pelo canal do BNDES.

Com a renovação do acordo, as instituições preveem seminários e palestras que auxiliam as empresas a terem acesso às linhas de crédito e as plataformas digitais do BNDES, além de continuar oferecendo a consultoria dos especialistas da Rede NAC.


“Essa parceria com o BNDES é muito importante para aumentar o acesso ao crédito para as micro, pequenas e médias indústrias do país, sobretudo para o financiamento às exportações e à inovação”, destacou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, durante a reunião em que o termo de cooperação com o BNDES foi renovado, nesta terça-feira (22).


Na mesma reunião, o diretor de Participações, Mercado de Capitais e Crédito Indireto do BNDES, Bruno Laskowsky, se comprometeu a intensificar ainda mais a parceria. “Uma das prioridades da atual gestão do BNDES é o incentivo ao empreendedorismo e os Núcleos de Acesso ao Crédito desempenham um papel de grande relevância nesse processo”, afirmou.

Sobre o NAC

O NAC é uma iniciativa da CNI e das Federações das Indústrias para levar informações sobre crédito e finanças. A Rede está presente em 23 estados e no Distrito Federal, desde 2015, para recomendar as melhores opções de financiamento, orientar sobre os documentos necessários para solicitação e tirar dúvidas.

Relacionadas

Leia mais

Brasil Indústria: economia, desenvolvimento e vacinas!
Atividade industrial caiu no primeiro mês de 2022, aponta pesquisa da CNI
6 empresas que têm o DNA da inovação!

Comentários