Brasil Indústria: economia, desenvolvimento e vacinas!

Nesta semana, a indústria inova com cursos, projetos e muita oportunidade para trabalhadores!

Nesta semana, a indústria investiu em educação, emprego, pesquisa e saúde dos trabalhadores. O Brasil Indústria, coluna semanal da Agência de Notícias da Indústria, traz toda sexta-feira as principais ações do que aconteceu na indústria dos estados. Vem conferir!

O principal destaque da semana foi na capacitação de trabalhadores, na educação dos jovens e no desenvolvimento profissional. O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) juntam esforços para proporcionar novas oportunidades de cursos, eventos, webinar e muito mais para colaboradores. 

No Instituto Euvaldo Lodi (IEL), as ações foram voltadas para aumento da empregabilidade e inserção de jovens e estudantes no mercado de trabalho. 

Confira os destaques em inovação, economia e educação! 

Na próxima terça-feira (22), a FIEAM será sede de encontro com 20 micro e pequenas empresas regionais que se preparam para internacionalização de negócios, por meio de consultorias individuais e cursos de capacitação. Saiba mais! 

Depois dos bons resultados alcançados na formação de novos médicos para o mercado de trabalho, o SESI-AL e o Centro Universitário Cesmac renovaram a parceria iniciada em 2021. Há poucos dias, dois novos alunos do Programa de Residência Médica da instituição de ensino superior começaram a estagiar na área de Saúde da entidade da indústria. 

O gerente executivo de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) do SESI-AL, Alexandre Calzado, fez uma avaliação positiva da primeira turma recém-formada no programa. “A experiência foi muito boa, de ambas as partes. Os médicos conheceram mais sobre o mercado na área de saúde ocupacional e, de acordo com a evolução que tiveram, já saíram prontos”, afirmou.

As lideranças do setor produtivo estão prontas para ajudar o poder público nas ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19, mas, entendem que a atividade econômica não pode parar. Para que a indústria alagoense, o comércio e o setor de serviços não parem, as entidades da classe produtiva alagoana pedem ao governo que sejam intensificadas as medidas preventivas, como uso de máscara e distanciamento social, e intensificadas as campanhas sobre a importância da vacinação.


“É preciso intensificar a conscientização, facilitando o acesso de todos à vacina”, defendeu o presidente da FIEA, José Carlos Lyra de Andrade.


O presidente da Câmara Setorial da Moda (Casmoda) da FIEG e do Sindicato das Indústrias do Vestuário no Estado de Goiás (Sinvest), José Divino Arruda, reuniu-se com representantes de entidades do setor, no Sebrae, para acompanhar a apresentação e validação do projeto Semana da Moda Goiana.

A iniciativa, prevista para acontecer em agosto, busca incrementar negócios e empregos, incentivando ainda mais a vocação econômica do setor no Estado, sobretudo os pequenos negócios. O encontro foi acompanhado pelo presidente do Sindicato das Indústrias de Confecções de Roupas em Geral de Goiânia (Sinroupas), Edilson Borges. Confira mais informações!

Vem aí a Semana da Moda Goiana!

A FIEMA, por meio dos Conselhos Temáticos de Assuntos Legislativos, de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico e de Infraestrutura e Obras realizou, na Casa da Indústria, mais uma reunião para tratar sobre a legislação municipal de implantação de antenas de telefonia móvel 5G em São Luís. Mais informações, no site da FIEMA

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto que muda regras sobre o trabalho de gestantes durante a pandemia. O projeto aprovado prevê que o custo do afastamento será de responsabilidade do INSS quando inviável o trabalho remoto, e que, após a imunização, a gestante deverá retornar ao trabalho presencial. A proposta será enviada à sanção presidencial para então entrar em vigor. 


“A FIESC acompanhou a tramitação da matéria, apoiando a solução dada ao impasse decorrente da Lei 14.151/2021, sem impor custos adicionais às empresas”, avalia o presidente da Câmara de Relações Trabalhistas da entidade, Durval Marcatto Júnior.


O SENAI-AL, juntamente com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), lançou o edital de seleção de mentores para o programa Mentoring Team. O contrato é de 24 meses e a bolsa mensal, de R$ 8 mil. As inscrições serão encerradas no dia 8 de março. Os bolsistas selecionados vão atuar no apoio às empresas e empreendedores que participam dos diferentes programas de incentivo ao empreendedorismo inovador no estado, como o Centelha, GDH, Lagoon, PPG Empresas, Tecnova, entre outros. São sete vagas no total, uma por área: Captação de recursos; Administrativa e Financeira; Marketing/Comunicação; Vendas e Operações/Customer Success; Tecnologia; Jurídica; e Propriedade Intelectual e Expansão Mercadológica/Negócios Internacionais.

A FINDES recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, do cônsul-geral, Paolo Miranglia Del Giudice, e do cônsul honorário da Itália no ES, Roger Gaggiato. Durante o encontro, os representantes da Itália conversaram sobre a relação entre o país e o Espírito Santo. Além disso, conheceram mais sobre a Findes e as potencialidades da Indústria capixaba para o comércio internacional. Mais detalhes, pelo link! 

Visita de representantes da embaixada italiana.

Estudantes em busca de oportunidades de estágio relacionadas à suas respectivas áreas de formação podem concorrer a vagas disponibilizadas pelo IEL-TO. Para participar da seleção é necessário ter cadastro no site do Sistema Nacional de Estágio (SNE) e manter dados pessoais e escolares atualizados.

As oportunidades são para estudantes de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Comunicação Social - Jornalismo, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Gestão Pública, Pedagogia e Recursos Humanos. Para o Ensino Médio são ofertadas 11 vagas. Mais detalhes, aqui no site da FIETO

O SESI-DF iniciou a venda de vacinas contra influenza para indústrias da capital federal. O objetivo da iniciativa é apoiar as empresas na oferta de saúde e de qualidade de vida para os trabalhadores industriais. São oferecidas para venda 7 mil doses do imunizante. Destas, 6 mil são da vacina trivalente, que protege contra duas cepas do vírus tipo A e uma do tipo B, e outras mil da quadrivalente, que é efetiva contra duas cepas de vírus tipo A e duas do tipo B. Ambas as vacinas previnem contra H3N2 e H1N1, por exemplo.

Os interessados podem ligar para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do SESI-DF, no telefone (61) 4042-6565, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 18h30, exceto em feriados, ou preencher o formulário para que a instituição entre em contato.

FIEPE Jovem.

O grupo de jovens empresários da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco – o FIEPE Jovem – retomou as atividades presenciais nesta semana, anunciando uma série de novidades, entre elas a mudança do nome, deixando de ser unicamente Comitê de Jovens Empresários, nova identidade visual e os nomes da nova gestão. Assumiram Rodrigo Veloso, como coordenador, Caio Cavalcanti e Julliane Gomes, como vice- coordenadores para o período 2022-2023.

Durante o evento, foram anunciadas as ações planejadas para 2022, como a realização do Dia sem Imposto, do Happy Business, do lll Encontro Nacional dos Jovens Industriais, que, este ano, será no Recife, e também do Ciclo Jovem – que ofertará uma série de capacitações a preços competitivos para os membros do grupo. Mais informações, na FIEPE.

Relacionadas

Leia mais

Confiança da indústria avançou em 17 de 29 setores em fevereiro, mostra CNI
Inovação: o que todo mundo quer saber
“Transformação digital é caminho para competitividade industrial”, diz CEO da Siemens

Comentários