Clique duas vezes para editar
Aperte para editar

Aumenta a preocupação do empresário com queda no consumo, juros altos e fretes, diz CNI

Sondagem Industrial do primeiro trimestre registra o crescimento de problemas, que vão além da falta e do alto custo da matéria-prima, fator que mais assombrou as empresas nos últimos meses

A Sondagem Industrial do primeiro trimestre, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que 58,8% dos empresários ainda consideram a falta ou o alto custo da matéria-prima o principal problema enfrentado pela indústria. No entanto, esse percentual caiu em relação ao período anterior e outros três problemas começaram a despontar: demanda interna insuficiente, taxas de juros elevada e dificuldades com logística. A pesquisa ouviu 1.842 empresas entre 1º e 11 de abril. 

A queda no consumo foi citada por 25,5% dos empresários industriais. Há dois trimestres esse problema vem ganhando força. No segundo trimestre de 2021, ele atingia 19,4%. O gerente de Análise Econômica, Marcelo Azevedo, explica que, isoladamente, o percentual não parece ser tão alto, no entanto, dado o momento em que a oferta começa a se ajustar, a demanda se mostra insuficiente. “A dificuldade de acesso à matéria-prima começa a ter uma pequena redução e o problema de demanda fica mais evidente. É realmente uma situação muito complicada”, explica.

Temas em destaque: Sustentabilidade, Desenvolvimento SustentávelMercado de CarbonoEconomia Verde 

O aumento mais expressivo ocorre na parcela do empresariado que considera as altas taxas de juros um problema. Passou de 14,2% para 20,8%. É o quarto trimestre consecutivo que esse problema cresce. No fim do ano passado, apenas 7,6% consideravam os juros um obstáculo ao seu negócio. Além disso, as dificuldades na logística de transporte já afetam 13,8% ante 11,8% no trimestre anterior. Esse é o terceiro trimestre seguido de alta.

Produção industrial subiu em março, pela primeira vez no ano

A produção industrial apresentou vigoroso crescimento em março de 2022. O índice de evolução da produção ficou em 54,5 pontos, resultado que está acima da linha divisória entre queda e crescimento da produção. Desde dezembro, o índice encontrava-se abaixo do patamar dos 50 pontos, comportamento que foi revertido em março, indicando crescimento da produção. Além disso, o índice que mensura a produção industrial em março de 2022 foi 4 pontos acima de março de 2021.

Utilização da capacidade aumenta em março

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) aumentou 1 ponto percentual, para 69%, entre fevereiro e março de 2022. O resultado é positivo: está 2 pontos acima da média dos meses de março. O percentual vem em trajetória de crescimento desde janeiro de deste ano.

Intenção de investimento mantém-se estável

A intenção de investimento manteve-se estável em abril. O índice de intenção de investimento alcançou 56,6 pontos, permanecendo acima da média histórica de 51 pontos.

Relacionadas

Leia mais

Confiança da indústria aumenta em abril pela primeira vez em 2022, diz CNI
22 setores da indústria ficaram menos confiantes em março, diz CNI
Empresário inicia 2022 com confiança menor do que em 2021

Comentários