Atividade cai e aumenta o pessimismo na indústria da construção

Pesquisa da CNI mostra que o setor foi duramente atingido pela greve dos caminhoneiros. O aumento da ociosidade reduziu ainda mais a intenção de investimentos no setor

A indústria da construção amargou fortes prejuízos com a greve dos caminhoneiros. O indicador de nível de atividade no setor caiu para 44,4 pontos e o de números de empregados recuou para 44,3 pontos em maio, informa a Sondagem Indústria da Construção, divulgada nesta quarta-feira (27) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem pontos. Quando estão abaixo dos 50 pontos, mostram queda da atividade e do emprego.

Com isso, a utilização da capacidade de operação ficou em 57%. Isso significa que o setor operou com 43% das máquinas, equipamentos e pessoal parados no mês passado. “A interrupção do fluxo de insumos e produtos provocou queda da atividade, aumentou a ociosidade e impactou negativamente as expectativas dos empresários”, avalia a CNI. 

“Com a greve dos caminhoneiros, a indústria da construção tem sofrido ainda mais dificuldades para se recuperar da crise econômica. O setor foi o primeiro a sentir os efeitos da recessão e vem enfrentado quedas consecutivas na atividade e no emprego”, afirma a economista da CNI Isabel Mendes.

De acordo com a pesquisa, os índices de expectativas e de confiança dos empresários mostram que não há perspectivas de reação do setor nos próximos meses. Todos os indicadores de expectativa tiveram quedas expressivas neste mês. Com exceção do índice de expectativa de nível de atividade, que recuou para 50,4 pontos, os demais indicadores ficaram abaixo dos 50 pontos, mostrando que os empresários esperam a queda de novos empreendimentos e serviços, da compra de insumos e matérias-primas e do número de empregados nos próximos seis meses.

CONFIANÇA EM QUEDA – O Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção (ICEI-Construção) caiu para 48,2 pontos em junho. Foi a terceira queda consecutiva do indicador, que ficou abaixo da linha divisória dos 50 pontos. Isso mostra que os empresários estão pessimistas com o desempenho das empresas e da economia nos próximos seis meses. 

Consequentemente, o índice de intenção de investimento caiu para 30,6 pontos. Foi a segunda queda consecutiva do indicador, que varia de zero a cem pontos. Quanto menor o índice, menor é a disposição dos empresários para investir.

Esta edição da Sondagem Indústria da Construção foi feita entre 4 a 14 de junho com 575 empresas do setor. Dessas, 195 são de pequeno porte, 259 são médias e 121 de grande porte.

SAIBA MAIS - Acesse a página da Sondagem Indústria da Construção para conhecer todos os detalhes da pesquisa.

Relacionadas

Leia mais

Preço do gás natural do Brasil é três vezes maior do que o dos Estados Unidos
Produção cai, ociosidade aumenta e indústria acumula estoques
Confiança do empresário teve maior queda desde 2010, aponta CNI

Comentários