Após nova queda da Selic, CNI diz ser preciso reduzir spread bancário

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) considera que o Comitê de Política Monetária (Copom) acertou mais uma vez ao reduzir a Selic em 0,75 ponto percentual

Brasília  – A Confederação Nacional da Indústria (CNI) considera que o Comitê de Política Monetária (Copom) acertou mais uma vez ao reduzir a Selic em 0,75 ponto percentual. A combinação de inflação em queda persistente e a permanência de um quadro de estagnação na indústria abrem espaço para uma política monetária mais ativa.

Não há motivos para preocupação sobre os efeitos da desvalorização do câmbio na inflação. A retração nos preços dos produtos industriais e a desaceleração dos preços dos alimentos, assim como nos administrados, devem garantir uma inflação anual próxima ao centro da meta. Por outro lado, é necessário criar estímulos à expansão da oferta interna, de modo a enfrentar, em melhor situação, os produtos estrangeiros.

Com a taxa de juros no patamar de 9% ao ano, o próximo passo é atuar na redução dos spreads bancários. Retomar essa agenda é crucial para que o custo do capital aos tomadores de empréstimos seja menos punitivo à produção e para que a economia brasileira se aproxime dos padrões internacionais de financiamento.

Relacionadas

Leia mais

Brasileiros estão mais otimistas em relação à queda da inflação e do desemprego
CNI diz a diplomatas de 80 países que inflação e juros baixos vão ampliar oportunidades no Brasil

Comentários