André atende pedidos da Fiems e Fecomércio e vai oferecer Refis às empresas e antecipar 13º de servidores

A indústria e comércio buscaram um formato para que as empresas de Mato Grosso do Sul saiam da ilegalidade

Durante reunião realizada nesta quinta-feira (31/10) na Governadoria, em Campo Grande (MS), com representantes dos setores industrial e comercial de Mato Grosso do Sul, o governador André Puccinelli aceitou atender aos pedidos de Refis (Programa de Recuperação Fiscal das Atividades Produtivas) para as empresas com débitos fiscais e de antecipação do 13º salário dos 66 mil servidores públicos estaduais. Atualmente, conforme levantamento da Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda), o montante do débito das 12.259 empresas inscritas na Dívida Ativa do Estado está em torno de R$ 4,7 bilhões.

"A indústria e o comércio representam parcelas significativas e importantes da economia sul-mato-grossenses e há uma série de empresas desses dois setores que estão inadimplentes em decorrência de múltiplos fatores. Por isso, a Fiems e a Fecomércio nos pediram a possibilidade de estudar alguns pleitos de recuperação fiscal e já despachei com o secretário estadual de Fazenda, Jader Rieffe Julianelli Afonso, para que no próximo dia 4 de novembro apresente o texto final desse Refis, acrescentando pontos que promovam recursos ao Estado e auxilie, dentro dos limites da lei, aos empresários", declarou André Puccinelli.

Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, por meio da proposta do Refis, a indústria e comércio buscaram um formato para que as empresas de Mato Grosso do Sul possam sair da ilegalidade. "A nossa intenção é que elas possam contrair empréstimos junto às instituições financeiras e participar das licitações públicas. Nós entendemos que, quando uma empresa não paga um tributo, é devido a algum problema financeiro e nunca para segurar o dinheiro do tributo esperando a adoção de um Refis", disse.

Ele destaca que é muito importante que o governador aceite propostas de renegociação de débitos ficais, pois várias empresas estão deixando de participar de licitações ou de contratar empréstimo para pagar o 13º salário por conta de uma irregularidade junto à receita estadual. "Portanto, precisamos dar a oportunidade para que elas voltem à regularidade e superem as suas dificuldades financeiras", reforçou.

Já o presidente da Fecomércio-MS, Edison Araújo, destacou que o Refis é uma oportunidade para que os empresários possam sanar as suas respectivas pendências com a receita estadual. "Ninguém deixa de pagar os seus encargos porque quer. Na maioria das vezes é porque eles têm alguma dificuldade no seu caixa, também não adianta impedir que essas empresas possam participar de licitações, pois isso acaba dificultando ainda mais a situação financeira delas. O governador deve atender uma grande parte do solicitado na nossa proposta de Refis, colocando a vida dos empresário em ordem", afirmou.

13º salário

Com relação à antecipação do 13º salário dos servidores estaduais, o governador André Puccinelli confirmou para o dia 13 de dezembro o pagamento, pagando o benefício uma semana antes do previsto anteriormente - 20 de dezembro. "Ao invés de pagarmos o 13º na semana que antecede ao Natal, vamos pagar no dia 13 de dezembro, irrigando, desta forma, a economia estadual, principalmente, as vendas do comercio do nosso Estado", pontuou, informando que será injetado na economia sul-mato-grossense algo em torno de R$ 210 milhões líquidos.

O presidente da Fiems lembrou que a medida vai injetar mais recursos para o comércio e automaticamente para a indústria, enquanto o presidente da Fecomércio-MS acrescentou que a medida vai ajudar a confirmar a expectativa de crescimento das vendas pelos lojistas neste fim de ano. "De pronto o governador aceitou antecipar, estamos muito felizes e só temos a agradecer", disse Edison Araújo.

O Refis

A proposta de Refis feita pela Fiems e Fecomércio estabelece as seguintes condições: prazo de adesão de até 90 dias após a data da publicação do decreto de autorização; regularização dos débitos fiscais vencidos até 30 de outubro deste ano; e dispensa do pagamento de multas por infrações e de acréscimos moratórios relacionados a débitos fiscais do ICMS e débitos originados de ações junto ao Procon/MS, incluindo débitos fiscais administrativos e judiciais.

A dispensa das multas e acréscimos moratórios terão os seguintes percentuais: desconto de 100% se recolhido integralmente até 30 dias após a adesão; 90% se recolhido em até 12 parcelas mensais e sucessivas com a 1ª no ato da renegociação e as demais no dia 28 de cada mês subsequente; 80% se recolhido em até 24 parcelas mensais sucessivas com a 1ª no ato da renegociação e as demais no dia 28 de cada mês subsequente; e 70% se recolhido em até 48 parcelas mensais e sucessivas com a 1ª no ato da renegociação e as demais no dia 28 de cada mês subsequente.

No caso das micro e pequenas empresas, o desconto das multas e acréscimos moratórios será de 100%, podendo ser recolhido em até 48 parcelas mensais e sucessivas com a 1ª no ato da renegociação e as demais no dia 28 de cada mês subsequente. Para as empresas optantes pelo Simples, o desconto será de 100%, podendo ser recolhido em até 48 parcelas mensais e sucessivas com a 1ª no ato da renegociação e as demais no dia 28 de cada mês subsequente, relativos, exclusivamente, a impostos de competência estadual.

Também conforme a proposta da Fiems e Fecomércio poderão ser incluídos na consolidação do débito fiscal os valores espontaneamente denunciados pelo contribuinte à repartição fazendária, oriundos de fatos geradores ocorridos até 30 de outubro deste ano, nas mesmas condições de renegociação apresentadas.

Relacionadas

Leia mais

Derrubada do veto ao Refis para pequena empresa dará fôlego à indústria, avalia CNI
Cooperação entre fintechs e bancos pode facilitar o crédito para empresas
7 previsões da indústria para a economia brasileira em 2018

Comentários