Como motorizar qualquer cadeira de rodas

Kit Livre pode ser adaptado a todos os modelos de cadeiras de rodas e dar mais mobilidade e autonomia a deficientes

Dar uma volta pela cidade, passear pela área rural, ter autonomia para ir aonde quiser, quando tiver vontade. Tudo isso é muito importante para qualquer pessoa! Mas algumas vezes, quem usa cadeiras de rodas precisa de ajuda para passar por alguns tipos de terrenos e ir a lugares que não são de fácil acesso. Foi para garantir mais liberdade a estas pessoas que surgiu o Kit Livre: equipamento que pode dar autonomia e mobilidade para pessoas deficientes que usam cadeira de rodas.

A ideia surgiu durante o Mestrado de Júlio Oliveto, em Engenharia Mecatrônica. “Quando ingressei no mestrado, não foi a visão empresarial, mas sim a visão tecnológica de desenvolver um produto que me interessava e desafiava. Depois de pronto é que eu entendi que poderia ser um negócio, que tinha mercado”, lembra Júlio.

O projeto transforma qualquer cadeira de rodas em um triciclo elétrico, com o acoplamento de uma parte dianteira com guidão, roda, comandos e motorização. “O kit pode ser instalado em qualquer modelo de cadeira de rodas”, explica o engenheiro.

O primeiro protótipo ficou pronto em 2011. No ano seguinte, ele registrou a patente no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Mas só em 2014, quando ganhou um prêmio de empreendedorismo do banco Santander, teve recursos para investir na produção e para fazer cursos na área de empreendedorismo. Depois disso, vendeu dois protótipos. E em 2015, foram vendidas as 10 primeiras peças! Deu certo! Foi aí que o negócio engrenou.

Júlio trabalha em parceria com o irmão gêmeo Lúcio, que é formado em Administração

Kit Livre pode ser customizado como o cliente preferir

Atualmente, 80% dos equipamentos são feitos sob encomenda, personalizados para cada cliente. Os comandos de freio e aceleração são customizáveis, para permitir a operação por pessoas com diferentes tipos de limitação. O equipamento básico possui dois freios, um em cada manopla, sendo possível ainda colocar um freio duplo apenas de um lado ou mesmo nos pés. As manoplas também podem ser adaptadas de acordo com a mobilidade das mãos.

Além dos modelos convencionais, há versões esportivas, que podem ser usadas em competições e que atingem até 40 km/h. Júlio conta a história de um pai vendo a filha, portadora de paralisia, ligar o equipamento, acender a lanterna e sair com a luz piscando, num final de tarde, para visitar uma amiga. “Ele nos contou como ficou emocionado, pois nunca poderia imaginar viver um momento como aquele”, lembra Júlio. Outro cliente foi mais longe na descrição daquilo que o kit representa para ele: “Eu não conseguia andar, agora consigo correr”, relata Júlio.

Os diferentes modelos custam entre R$ 5800 e R$ 12 mil, de acordo com a potência e a autonomia das baterias, que pode chegar a 25 quilômetros. A recarga da bateria dura 4 horas. "O uso do kit segue a regulamentação das bicicletas elétricas. E as cadeiras adaptadas podem circular em ciclovias, ciclofaixas e calçadas”, explica Júlio.

Kit Livre tem modelos para uso urbano, off road e o estilo clássico

Grandes eventos alugam o equipamento para garantir acessibilidade

Além dos kits para venda, parte da produção está disponível para aluguel em eventos. “O aluguel a gente começou com o Rock in Rio. Foi uma iniciativa da organização para tornar a Cidade do Rock mais acessível”. De lá pra cá, eles já estiveram no festival de música Lollapalooza, e na Comic Con Experience (CCXP) no ano passado. Neste último evento, a Livre levou 60 equipamentos para aluguel. Todos foram alugados e muitos foram utilizados por pessoas com dificuldades temporárias de movimento.

Em 2017 o Kit Livre foi considerado inovador pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e esta chancela foi muito importante para a empresa. “Com este reconhecimento, a gente conseguiu fortalecer a marca com fornecedores, principalmente as de grande porte e fazer novos negócios”, diz Júlio. 

Em 2020, os planos da empresa são investir mais em serviços, pesquisa e inovação.“O Kit Livre é a bicicleta do cadeirante. Dá muito orgulho saber que a ideia deu certo. E é motivador ver as pessoas usando o kit por aí”, finaliza Júlio Oliveto. 

SAIBA MAIS - Clique no vídeo e conheça mais sobre o Kit Livre. 

Relacionadas

Leia mais

Kit de peças geométricas facilita ensino de matemática para cegos
Inovando desde o estágio
Estes cursos vão aumentar as chances de você conseguir um emprego em 2020

Comentários