Cerveja artesanal de pinhão. Receita que une sabor regional e sustentabilidade

Cervejaria do interior do Paraná faz sucesso com bebida de pinhão, ajuda na preservação das araucárias e estimula o trabalho de pequenos produtores

Três amigos e a paixão por cerveja. Há alguns anos, nas horas de folga, eles se reuniam para produzir a própria bebida e testar novos sabores. Foram muitas tentativas até aprenderem as técnicas corretas. Até que em 2010, Pedro Reis, Evandro Marini e Francelo Carraro sentiram que já podiam dar um passo a mais e participaram de um concurso da Associação Brasileira de Cervejeiros Caseiros onde ganharam dois prêmios. Foi ali que eles viram a possibilidade de ganhar dinheiro com o que, até então, era apenas um hobby. “Opa! A gente faz cerveja boa. Isso pode virar um negócio”, lembra Pedro Reis, sócio da cervejaria Insana.

Sim. O hobby virou negócio: produção de cervejas artesanais de sabores diferentes. E ganhou nome: Cervejaria Insana. “Algumas pessoas disseram que nós éramos doidos, que ninguém iria querer beber estas cervejas”, explica Pedro sobre o nome da empresa. A fábrica nasceu em 2013, com capacidade de produzir 30 mil litros/mês, na cidade de Palmas (PR), quase divisa com Santa Catarina.

Mas nem tudo foi fácil. Nos 2 primeiros anos, a empresa amargou resultados ruins. E os sócios viram que era preciso abrir mercados e tentar novos projetos. 

Cerveja de pinhão: projeto de preservação das matas de araucária no Paraná

Na busca por novidades, os sócios resolveram apostar em um sabor regional. “Tínhamos o desejo de criar um estilo de cerveja brasileiro. Nossa ideia era usar ingredientes nacionais tradicionais, e o pinhão acabou sendo uma escolha natural”, explica Pedro.

O pinhão é um produto bem típico do Paraná. E o uso desta semente fez parte de um projeto de preservação das matas de araucária no estado, ameaçadas de extinção. Os sócios apostaram na parceria com pequenos produtores locais e, desde o início, só compram pinhão de origem sustentável, de áreas preservadas. Desta forma, fecham uma cadeia de geração de renda para pequenos produtores locais e contribuem com a preservação da araucária, árvore símbolo do estado.

Foram muitas as tentativas dos cervejeiros insanos, até descobrirem que o sabor característico do pinhão precisava ser extraído da casca. Assim, a casca e a amêndoa entram separadas e em momentos diferentes, no processo de fabricação da cerveja.

O primeiro lote ficou pronto no inverno de 2014 com atraso porque, na época eles ainda não tinham um sistema eficiente para descascar o pinhão. Mas as cinco mil garrafas da Insana Pinhão, produzidas naquele ano – um total de 200 quilos de semente – tiveram ótima aceitação no mercado.

Cerveja com sabor sustentável    

A colheita do pinhão começa, normalmente, no fim de abril. Hoje toda a produção vem de 5 ou 6 famílias de pequenos produtores. E elas participam de todo o processo: manuseio, descasco e moagem. Entregam o pinhão do jeito que a fábrica precisa para fazer a cerveja.

A cerveja é lançada apenas no período do inverno, para que se respeite a proibição legal da colheita de pinhão. Normalmente, a bebida chega ao mercado no fim de julho e o estoque dura uns 2 meses.

Em 2019, a produção do pinheiro foi muito ruim. Por isso, não houve fabricação da cerveja. “O primeiro foco é sempre a preservação. Então se optou por deixar o pinhão cair pra produzir semente”, explica Pedro.

O engajamento da nova bebida no esforço pela proteção da árvore ganhou força com o Projeto Araucária+, da Fundação Certi, de Santa Catarina, uma iniciativa de valorização econômica das florestas de araucária, por meio da criação de uma rede sustentável de consumo e de produção. “Foi um casamento perfeito: eles estavam procurando soluções que demandassem a industrialização do pinhão, para aumentar a rentabilidade dos produtores, e nós queríamos que nosso produto tivesse um cunho social e sustentável. Queríamos garantir que estávamos contribuindo para a preservação”, explica Pedro. 

Receita reconhecida como caso de inovação

Hoje a Cervejaria Insana tem 17 funcionários. 5 sócios administram a empresa. O desenvolvimento do projeto da cerveja de pinhão, com o incentivo da indústria alimentar local e a preservação ambiental foi reconhecida como caso de inovação, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). “Para nós foi o entendimento de que estávamos no caminho certo, produzindo inovações. Nosso intuito sempre foi buscar projetos novos, um produto que surpreenda e não o consumo em massa. Este reconhecimento confirmou o que a gente buscava. E para o mercado é positivo ter a chancela de uma instituição respeitada como a CNI”, avalia Pedro.   

Atualmente a cervejaria Insana produz oito rótulos. Entre eles uma cerveja feita com grãos de café com indicação geográfica. Mas a Insana Pinhão, sozinha, representa 50% do faturamento no período de inverno e 12% do resultado anual, que gira em torno de R$ 3 milhões. 

Sem medo de concorrência, a cervejaria estimula o surgimento de outros rótulos de cerveja de pinhão. Pedro explica que não existe fidelização nesse mercado, tendo em vista que o cliente sempre quer provar novos sabores. “Quanto mais cervejas e cervejarias entrarem no mercado, tentando ensinar às pessoas que existe um mundo de opções, mais consumidores eu vou ter”, explica Pedro, que continua apostando na inovação. Sempre. 

 

Relacionadas

Leia mais

Tabela do frete: 6 problemas causados ao consumidor e às empresas
Cinco em cada dez indústrias enfrentam a falta de trabalhador qualificado
Conheça o guarda-sol que, além de sombra, gera energia capaz de carregar celular e tablet

Comentários