Programa IEL prepara empresas para atuação global

Instituição capacita gestores a transformar dificuldades em oportunidades, estimulando o alcance do posicionamento das empresas para além dos limites territoriais. As inscrições já estão abertas

O Instituto Evaldo Lodi (IEL), em parceria com a Global Compass, oferece o Programa de Liderança Global, dias 4 e 5 de novembro, das 9h às 18h, em São Paulo, para gestores que atuam em diferentes mercados. A iniciativa tem o apoio da Swiss Business Hub Brasil, representante da Suíça Global Enterprise (S-GE) e da Aperian Global, líder mundial na formação de executivos globais.

A capacitação, que permitirá ao participante perceber a importância de lançar um olhar apurado nas oportunidades de mercado, apresentará os vários níveis que envolvem a competição global atualmente. Entre eles, interação com stakeholders locais e estratégicos; sintetização das diferentes competências e recursos de diferentes países, bem como busca da eficiência e produtividade.

O aumento da competitividade das empresas, nacionais ou multinacionais, exige muito mais do que a implantação de ativos estratégicos e conhecimento das condições sistêmicas de um país. Segundo a coordenadora do programa, professora Virgínia Haag, especialista em estratégias inovadoras de mercado, uma nova dinâmica foi estabelecida no cenário da globalização. “Esse processo compreende desde competição saudável, entre países, por empresas que geram empregos e inovação”.

A metodologia, que emprega o conceito crossborder innovation para alavancar a competitividade das unidades da empresa, valoriza a frequência de recombinar ativos e competências estratégicas locais com as disponíveis em outros países, ao invés de contar com os fatores de um único país. Este conceito destaca projetos que possam passar por cocriação, aproveitando competências, redes, stakeholders e recursos de diferentes países, ao invés de esperarem soluções procedentes da matriz.

Pesquisa da Aperian Global, líder mundial na formação de executivos globais, realizada em 2015, com a participação de 100 executivos mundiais de 26 países, aponta que a capacidade de criar soluções de terceira via é o que diferencia os líderes globais mais efetivos.

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