Federação das Indústrias orienta sobre gestão sindical

Ação visa distribuir orientações relativas aos procedimentos típicos da gestão sindical

Como parte das ações do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) a Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizou na última terça-feira, 07, encontro com líderes sindicais e empresários. O objetivo é fornecer orientações quanto aos procedimentos típicos da gestão sindical. 

A programação iniciou pela manhã com o curso Gestão de procedimentos sindicais mediado pelo consultor de empresas da CNI, Geraldo Martins, que foi responsável pelo relacionamento sindical de grupos multinacionais no Brasil, como a Cervejaria Kaiser. A qualificação foi direcionada a equipe executiva [secretários executivos, auxiliares e tesoureiros] dos sindicatos. 

O consultor explica que os sindicatos precisam estar atentos as várias atividades que envolvem o trabalho dessas instituições. “Cada vez mais a gente vê uma profissionalização desta área de relações do trabalho, relações sindicais dentro das grandes empresas. O sindicato tem que estar bem preparado quando vai fazer uma negociação, saber aonde quer chegar”, ressaltou Geraldo Martins. 

Para encerrar a programação foi realizada no fim da tarde uma palestra para os empresários da capital. Geraldo Martins falou sobre a negociação coletiva e os mecanismos para o ganho real, no qual tanto empregados como empregadores saiam ganhando. 

O presidente do Sindicato da Indústria de Móveis do Estado do Acre (Sindmóveis), Francisco Augusto, conta que a negociação é um momento delicado que requer muito preparo para que os dois lados fiquem satisfeitos. “Todo ano é um luta quando chega a hora do acordo coletivo. É preciso ver cada detalhe, porque a pauta vem com muitas reivindicações e nem sempre dá pra atender a tudo”, disse.

Relacionadas

Leia mais

Federação das Indústrias do Acre mobiliza instituições e empresários no apoio às vítimas da enchente

Comentários