Experiência de associativismo é destacada em todo o país

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos no Estado do Ceará aumentou em 300% o quadro de associados

A experiência de associativismo do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos no Estado do Ceará (Simec) está sendo divulgada em todo o país como exemplo de sucesso a líderes setoriais sindicais e executivos sindicais. Nesta segunda-feira, 20/1, os consultores da Confederação Nacional da Indústria (CNI) Marcelo Lomelino e Mônica Lomelino, gravaram em vídeo os testemunhos do presidente do sindicato, Ricard Pereira, e do assessor institucional, Neto Medeiros, para serem utilizados nas atividades de cursos para líderes empresariais e para executivos de sindicatos, dentro do Avança Sindicato, ação do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), da CNI.

Em cinco anos, o Simec conseguiu aumentar em 300% o número de associados. Como isso aconteceu, as estratégias de atuação, a forma de organização do setor, dentre outros detalhes, servirão de modelo em curso que os consultores Marcelo e Mônica estão desenvolvendo. “Nós conhecemos experiências de sindicatos em todo o país. E duas que se destacam bem são a do Simec, no Ceará, e outra de um sindicato da área de metalurgia em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. São essas experiências que queremos mostrar nos cursos Gestão para Líderes e Gestão para Executivos de Sindicatos que vamos ministrar em todo o Brasil”, diz Marcelo.

Segundo ele, o Simec é uma das referências de plataforma sindical do Brasil. Ele afirma que o sindicato cearense do segmento metal-mecânico conseguiu, "de uma forma muito interessante", formar uma rede de atuação que envolve desde relações comerciais, comunicação e ação institucional que resultou no fortalecimento do setor.

O PDA é um dos instrumentos da Gerência de Desenvolvimento Associativo da CNI para apoiar as federações no fortalecimento da representação sindical empresarial para melhorar o ambiente de negócios da indústria brasileira e ampliar sua competitividade.

Relacionadas

Leia mais

Comentários