Encontro no Pará é oportunidade para compartilhar boas práticas do setor sindical

Representantes do programa nos estados relataram como a iniciativa da CNI contribui para aproximar o setor produtivo

A troca de experiências entre as federações tem se mostrado positiva

O 14º Encontro da Rede de Desenvolvimento Associativo, realizado em Salinópolis, Pará, na semana passada, foi importante para divulgar boas práticas e desempenhos obtidos por federações no âmbito do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). Representantes do programa nos estados relataram como a iniciativa da CNI contribui para aproximar o setor produtivo. É o caso, por exemplo, do Paraná. Com 97 sindicatos ativos, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) prioriza a realização de cursos e palestras no interior, onde a demanda por capacitação é grande e há carência de serviços. 

O resultado tem sido positivo. “Desde que iniciamos o trabalho do PDA, observamos uma aproximação muito maior da federação e dos sindicatos, e também entre sindicatos e suas empresas. Isso é fruto do programa. A procura é muito grande. Já temos até lista de espera para os cursos do ano que vem”, diz Leia Pinheiro, gestora do PDA no Paraná. 

Os cursos mais procurados, a exemplo do que acontece no restante do país, são os relacionados à legislação trabalhista. "Fazemos com que os cursos sejam um serviço oferecido pelo sindicato à sua base de associados e também um meio para atrair novos associados e aproximar os atores", avalia Leia Pinheiro. Ao final do ano, a FIEP terá concluído 15 cursos, com média de 50 pessoas, superior à meta de público. 

INTERCÂMBIO DE LIDERANÇAS - Soluções para as dificuldades também podem ser compartillhadas entre estados com realidades diferentes. A troca de experiências bem sucedidas tem sido possível não apenas em encontros dos gestores da Rede de Desenvolvimento Associativo, mas durante outros eventos que promovem o intercâmbio entre lideranças sindicais e setoriais. 

Em uma dessas oportunidades, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) descobriu como a Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE) tem diminuído a inadimplência no recolhimento da contribuição sindical. Desde 2012, no início de cada ano, a federação pernambucana faz grande campanha publicitária de sensibilização sobre a importância de estar em dia com o imposto, que deve ser pago até o dia 31 de janeiro. 

De acordo com Ana Karenne Dantas, analista de relacionamento e serviços aos sindicatos da FIEPE, a ação resultou no adiantamento do pagamento. “As empresas esperavam até o último dia para pagar. Depois da campanha, observamos que os pagamentos são realizados bem antes do prazo final”, observa. 

Ainda assim, foi preciso desenvolver outros mecanismos para abordar as indústrias inadimplentes. No meio do ano, na recobrança da contribuição, a federação envia uma correspondência com envelope diferente, no qual, além do boleto, estão uma carta do departamento jurídico e uma cópia do ofício em que a Superintendência Regional do Trabalho pede a relação de empresas que não fizeram o pagamento. A medida tem ajudado a reduzir o número de débitos e foi elogiada por outras federações. “O PDA também é esse compartilhamento de práticas, pois dá visibilidade a iniciativas como as nossas”, afirma Anna Karenne. 

Relacionadas

Leia mais

Medo do desemprego é o maior desde novembro de 2009
EMBRAPII lança chamada pública para criar polos de inovação em institutos federais

Comentários