Encontro com Contadores discutiu as mudanças do bloco K do Sped Fiscal em Patos

Cerca de 20 contadores receberam orientações sobre as mudanças que ocorreram no Sistema de Escrituração Fiscal em 2016

A Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP) realizou na última terça-feira 22 de novembro, o Encontro com Contadores, no auditório do SESI na cidade de Patos, por volta das 17h. O evento é uma parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA).

Cerca de 20 contadores receberam orientações sobre as mudanças que ocorreram no Sistema de Escrituração Fiscal em 2016, tornando obrigatório o Bloco K, em substituição ao livro de Controle de Produção e Estoque.

A palestra foi proferida pelo contador e consultor da CNI Claudinei Tonon, que delineou todos os itens que envolvem o novo sistema de controle do fisco brasileiro.

O curso procurou deixar claro para os participantes que as empresas com faturamento anual igual ou superior a 300 milhões de reais devem se adequar às novas regras, já em 2017, chegará à vez das empresas com faturamento anual de 78 milhões de reais e, a partir de 2018, o novo Sistema de Escrituração Fiscal se torna obrigatório para as demais indústrias, independente de seu faturamento.

A análise incluiu uma reflexão sobe os impactos tributários de cada forma de remuneração. Ou seja, o contador precisa estar preparado para indicar a seus clientes a melhor forma de remuneração de seus sócios e administradores, buscando o menor impacto tributário, o menor risco para a empresa e a melhor relação entre sócios e benefícios previdenciários.

Durante todo o ano a FIEP desenvolve ações do PDA que são divulgadas nos sites dos sindicatos. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones: (83) 2101-5476 ou 2101-5322.

Relacionadas

Leia mais

FIEP assina acordo para promoção do desenvolvimento sustentável na Paraíba
Em Pinhalzinho, FIESC capacita 41 contadores e representantes da Indústria em Bloco K do SPED fiscal

Comentários