Empresários e gestores participam de curso sobre legislação trabalhista e gestão de pessoas

As exigências da legislação trabalhista, a necessidade de uma gestão de pessoas que evite problemas na contratação de colaboradores e a importância do associativismo foram alguns dos assuntos que o consultor André Luiz Dias de Araújo abordou com dirigentes de Sindicatos e empresários do setor industrial

As exigências da legislação trabalhista, a necessidade de uma gestão de pessoas que evite problemas na contratação de colaboradores e a importância do associativismo foram alguns dos assuntos que o consultor André Luiz Dias de Araújo abordou com dirigentes de Sindicatos e empresários do setor industrial, durante um curso promovido pelo Programa de Desenvolvimento Associativo, nesta terça-feira, 18, no Espaço Cultura da Casa da Indústria. Os diretores da FIERN, Roberto Serquiz e Conceição Tavares participaram do curso. 

“Tratamos, neste curso, de três pontos que são importantes: As leis, a gestão e o associativismo, que envolve a defesa de mudança que são relevantes para a atividade produtiva”, explicou André Luiz. 

O curso sobre “Como Evitar problemas trabalhistas” foi aberto pelo tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz. Ele destacou que é um espaço oportuno para que empresário e gestores possam estar atualizados com a legislação trabalhista do país. 

O curso detalhou o conjunto de leis e regulamentos que precisam ser observados e cumpridos na relação da empresa industrial com o trabalhador, nos momentos de admissão, vigência e ao longo da relação empregatícia e rescisão do contrato de trabalho, chamando a atenção para o impacto da legislação trabalhista sobre a competitividade da Indústria e estimulando a ação coletiva. 

A metodologia usada teve uma abordagem prática, descrevendo situações que o empregador enfrenta nas etapas do contrato de trabalho: contratação, vigência e rescisão. Foram detalhados os procedimentos que devem ser adotados e os cuidados que não podem ser negligenciados tomados. 

André Luiz disse que os empresários precisam ficar atentos às normas trabalhistas e em cada uma dessas etapas do relacionamento com o colaborador. “É preciso também ter essa atenção, esses cuidado, nada na relação trabalhista deve ser presumido, tudo precisa estar documentado”, lembrou. 

Membro da Comissão de Direito Empresarial do Trabalho da OAB/SP, o consultor também reafirmou que os empresários devem ser participativos e reconhecer o associativismo como uma forma de defender atualizações e mudanças na legislação trabalhista.

Relacionadas

Leia mais

PDA realizou na Casa da Indústria o curso "Como Lidar com as NRs que Mais Impactam a Indústria?"
Nova legislação trabalhista ajudará a tornar Brasil mais atrativo para investimento estrangeiro
Desafio hoje é se adaptar às constantes mudanças do mercado de trabalho, diz especialista em gestão de pessoas

Comentários