Desafio hoje é se adaptar às constantes mudanças do mercado de trabalho, diz especialista em gestão de pessoas

Jerônimo Junior foi um dos participantes do Fórum IEL Profissionais Inovadores, realizado em Goiânia. Edição reuniu mais de mil jovens para palestras sobre o futuro das profissões

“65% das crianças que estão no ensino primário hoje vão trabalhar no futuro em profissões que ainda não existem e 5% dos empregos serão substituídos completamente por automação” - Wanderson Portugal

O Fórum IEL Profissionais Inovadores reuniu mais de mil jovens em Goiânia, nesta quinta-feira (14), para debater as profissões e carreiras do futuro. Palestrantes de diferentes ramos levaram experiências diversas aos estudantes que, atentamente, participaram de forma interativa do evento realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG). Fantasiado com inspiração na banda Kiss, o especialista em gestão de pessoas da Agência Q9, sediada em Uberlândia, Jerônimo Junior enfatizou que o maior desafio para o jovem que busca sucesso no mercado de trabalho é acompanhar às constantes mudanças do mercado.

“É preciso entender do mercado onde você está inserido e administrar as suas expectativas, o que não é comum, especialmente porque os jovens são cada vez mais imediatistas. O principal desafio hoje é se adaptar às constantes mudanças do mercado de trabalho”, afirmou durante participação performática no Fórum IEL em que intercalava dicas de carreiras com danças e músicas, ao lado de Arthur Henrique, especialista em programas de conhecimento e qualidade de vida da Q9. “Você não pode ser mais um, é preciso fazer a diferença com engajamento, dedicação e motivação”, destacou Junior.

Também palestrante do evento, o diretor do Sebrae-GO Wanderson Portugal Lemos, especialista em agentes de inovação tecnológica, buscou sensibilizar o público quanto a importância individual de cada cidadão se conscientizar que devem trabalhar para mudar o mundo para melhor. Ele descreveu que, atualmente, a sensibilidade social é tão importante quanto a ética e o caráter para o sucesso profissional no mercado cada vez mais acirrado que os jovens encontram.

“Sem ética e sem capital social o profissional não terá sucesso. Uma atitude importante é que o profissional assuma responsabilidades, e não fique esperando que alguém faça por ele”, observou Portugal, antes de ressaltar que o jovem deve saber trabalhar em equipe e ser inovador para ter espaço diante das transformações promovidas pela tecnologia no mercado de trabalho. “65% das crianças que estão no ensino primário hoje vão trabalhar no futuro em profissões que ainda não existem e 5% dos empregos serão substituídos completamente por automação”, disse.

“O Fórum IEL ampliou a minha visão" - Thaíza Santos

OPORTUNIDADES DE ESTÁGIO - Neste segundo ano consecutivo em Goiânia, o Fórum IEL abriu espaço novamente para a Feira IEL de Oportunidades, espaço voltado para o contato de estudantes com empresas e instituições de ensino, cujo objetivo é aproximar os jovens e os profissionais do mercado de trabalho. No local, vários estandes de empresas e universidades foram erguidos para levar informações sobre empresas e oportunidades de estágio e empregos.

A estudante de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) Thaíza Santos, 18 anos, afirmou que as palestras e o contato com as empresas a fizeram refletir sobre o que o mercado espera de um profissional. “O Fórum IEL ampliou a minha visão. Ser mais um no meio da multidão não basta, é preciso ter conhecimento, pensar diferente e ser inovador”, disse.

O evento também foi elogiado pelo estudante de Ciência Contábeis da Faculdade Padrão de Aparecida de Goiânia Frederiko Ferreira, 28 anos. Ele contou que as palestras lhe fizeram “abrir a mente” para buscar um foco dentro de sua futura profissão. “Aprendi muito hoje, temos que pensar como vamos caminhar para seguir uma carreira, não é só aquilo ‘o que você vai ser quando você crescer’”, frisou. “Tento correr sempre atrás do que almejo. Palestras como as de hoje nos fazem enxergar a realidade que nos espera”, completou o estudante.

FÓRUM IEL – Goiânia foi palco da segunda edição de 2017 do Fórum IEL Profissional Inovadores, que, em junho, passou por São Paulo. O evento teve como foco a cultura das carreiras profissionais para a inovação. As próximas edições do Fórum IEL estão marcadas para Vitória (5/10) e Curitiba (30 e 31/10).

Realizado no Teatro do SESI da capital goiana, o Fórum também ofereceu oficinas temáticas com foco em carreira e coaching para atendimentos personalizados a jovens estudantes.

O gerente-executivo de Desenvolvimento Empresarial do IEL Nacional, Eduardo Fayet, destacou que o Fórum abre caminho para estudantes estruturarem suas carreiras. “Em um mundo cada vez mais tecnológico e conectado, o conhecimento aplicado pelos profissionais é essencial para buscar as oportunidades disponíveis e estruturar uma carreira de sucesso”, recomendou.

Na avaliação do consultor do IEL Nacional Gustavo Correia, moderador do Fórum, o evento tem cumprido a sua missão por onde passa. “O nosso objetivo é sempre promover reflexão nos jovens. Temos cumprido muito bem esse propósito nesses três anos de Fórum IEL, trazendo pessoas para conversar com os estudantes sobre grandes tendências e oportunidades para a carreira”, pontuou.

Além de Jerônimo Junior e de Arthur Henrique, da Agência Q9, e de Wanderson Portugal Lemos, do Sebrae, o Fórum IEL Profissionais Inovadores teve palestras e debates com a participação dos seguintes especialistas: Raphael Bozza, gerente de Gente e Performance da Kraft Heinz Brasil; Ricardo Cappra, cientista-chefe da Cappra Data Science; Mariana Castro, jornalista e empreendedora; e Dado Schneider, doutor em Comunicação.

FOTOS DO EVENTO - Acesse todas as fotos do Fórum IEL Profissionais Inovadores, realizado em Goiânia, no Flickr da CNI.

Relacionadas

Leia mais

IEL realiza fórum sobre carreiras inovadoras em Goiânia
Fórum Nacional da Indústria, da CNI, avalia prioridades para o país
Educação de qualidade forma o trabalhador do futuro

Comentários