Curso ensina como evitar problemas trabalhistas

Cerca de 35 empresários participaram da capacitação promovida pela FIEPA, ministrada pela consultora Maria Inez de Medeiros

As constantes modificações nas regulamentações do trabalhador, pressões trabalhistas e o alto custo da mão de obra para o empregador fazem da legislação trabalhista o segundo tema que mais desperta preocupações no empresariado brasileiro. É o que afirma a Consulta Empresarial da CNI, realizada em 2012, e que elevou pontuou a tributação como o tema mais preocupante, seguido da legislação trabalhista, redução da burocracia, financiamento e juros e infraestrutura. Todos esses temas, na opinião do empresariado brasileiro, precisam de maior atenção dos governos para que a indústria nacional ganhe maior competitividade.

Com o objetivo de capacitar os empresários paraenses, o Programa de Desenvolvimento Associativo - PDA, desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) desde 2008, promoveu o curso “Como evitar problemas trabalhistas” na última sexta-feira, 07, na sede da FIEPA. Mais de 35 empresários participaram ativamente das discussões a respeito das relações de trabalho. A capacitação foi liderada pela consultora trabalhista, Maria Inez de Medeiros.

De acordo com a consultora, a reforma trabalhista já vem sendo realizada pelo governo, que modifica e apresenta novas regulamentações sem conversar antes com as partes interessadas. “Se engana quem acha que a reforma não está sendo feita. Ela está sim. O governo, que é sindicalista, está produzindo uma série de documentos normativos sem a participação efetiva da categoria patronal” alerta a consultora. Para Inez, o governo “precisa abrir a discussão de forma mais participativa, mais legítima, e que consulte ambas as partes envolvidas”.

Dados da Consulta Empresarial da CNI indicam ainda que para o empresário brasileiro, é preciso simplificar a legislação trabalhista, reduzir o elevado custo acessório do trabalho, evitar a diminuição da jornada de trabalho e dar maior segurança jurídica as relações de trabalho.

Ao final do curso de capacitação empresarial, o coordenador regional do PDA, Ivanildo Pontes informou que até o final do ano, cinco ou seis outros cursos serão realizados, tratando de outros temas relevantes a competitividade da indústria nacional e regional. “O PDA visa o fortalecimento dos sindicatos. Além dos cursos de capacitação, oferecemos muitos outros serviços para as indústrias filiados aos nossos sindicatos. É tudo gratuito e visa à modernização e melhoria dos processos nas empresas industriais. Aos interessados em acessar os produtos do PDA, basta ser associado aos nossos sindicatos”, orientou Ivanildo.

Relacionadas

Leia mais

CNI e FIEPA promovem palestra para sindicatos e empresas

Comentários