CNI e FIEPA promovem palestra para sindicatos e empresas

A palestra faz parte do projeto “Avança Sindicato”, uma promoção do Programa de Desenvolvimento Associativo, instrumento da CNI criado para fortalecer a representação sindical empresarial da indústria

Com o objetivo de apresentar questões que motivam o reposicionamento dos sindicatos empresariais, ressaltando os aspectos relevantes para a promoção da defesa de interesses do setor, a negociação coletiva e a prestação de serviços, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a FIEPA realizaram na manhã da última quinta-feira, 21, na sede da Federação, a palestra “Desafios do líder sindical empresarial na representação do setor”. O evento reuniu presidentes de diversos sindicatos e seus potenciais sucessores. 

Ministrada pelo consultor da CNI, Irani Cavagnoli, a palestra apresentou experiências de executivos sindicais de outros estados, motivando e ensinando a importância de um líder representativo e do apoio mútuo entre os sindicatos para uma melhor atuação na defesa dos interesses dos associados. “Hoje em dia precisamos de mais líderes, pois o líder é aquele quem conduz as pessoas, e eles são necessários dentro dos sindicatos. Mas antes de tudo, precisamos saber para onde queremos ir”, explica o consultor. 

Em um dos assuntos abordados, se discutiu a importância do sindicato e qual deve ser a relação dele com os associados. “O sindicato tem basicamente três funções: negociação coletiva, prestação de serviço e defesa dos interesses, com isso é possível, efetivamente, melhorar o ambiente de negócios e tornar-se mais representativo. Dessa forma, é de fundamental importância que o sindicato tenha uma relação muito próxima ao associado, tornando possível o entendimento de quais os problemas ele passa” explica Irani. 

Uma das funções dos sindicatos é de tentar reunir as empresas e convencê-las a trabalhar em conjunto, buscando sempre uma inovação nas formas de relação e interação. “O sindicato deve criar valor para o associado, ser pró-ativo, ter uma política de atendimento moderna, assim ele será mais procurado e terá mais força. Muitas vezes é necessário enxergar o associado como cliente, a diferença é que o sindicato não tem lucro”, comenta o consultor. Ao discutir sobre o associativismo entre os sindicatos, Irani foi objetivo. “A associação entre os sindicatos permite o aumento de capacidade de ação, ganhos de escala, geração de soluções, redução de custos e riscos, condições favoráveis para a inovação, entre outras vantagens importantes na luta pelos direitos dos associados”, finaliza. 

Para os presentes, o evento foi de grande valor no intuito de inovar as formas de atuação dos sindicatos. “A palestra foi muito importante. Sabemos que todos os setores da economia mundial precisam de inovação, afinal, ela é uma constante no trabalho. E esse evento foi uma aula de inovação no nosso setor, pois muitas ações que ainda não havíamos despertados que pudessem acontecer, agora, depois da orientação do palestrante, poderão ser feitas, além de nos permitir ter ideias de como inovar no setor classista e sindical”, diz Antônio Djalma Vasconcelos, presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Oeste do Pará (SIGOPA). “Se nós conseguirmos apoio, principalmente dos associados de todos os sindicatos que querem mudar e inovar, e continuarmos com o apoio da Federação, nós conseguiremos lutar com mais força pelos interesses dos setores”, conclui. 

A palestra faz parte do projeto “Avança Sindicato”, que é uma promoção do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), instrumento da CNI criado para fortalecer a representação sindical empresarial da indústria. O projeto “Avança Sindicato” reúne ações para dois diferentes públicos do sindicato. O primeiro formado por seus presidentes e dirigentes, responsáveis pelas decisões e pela atuação em nível estratégico, e o segundo pelos executivos, a quem compete à gestão cotidiana do sindicato e o relacionamento constante com as empresas representadas.

Relacionadas

Leia mais

CNI vai liderar empresas de toda América Latina no debate internacional sobre políticas do trabalho

Comentários