"Como evitar problemas trabalhistas" é tema de workshop na Fiemg

Capacitação conduzida pela consultora Maria Inês de Medeiros teve como foco dissecar as etapas da relação empregatícia

“Como evitar problemas trabalhistas” foi tema de workshop realizado nesta terça-feira (18) em Ipatinga, pela Fiemg, por meio de sua Assessoria de Relações Sindicais. A capacitação, que faz parte do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), fruto de parceria entre Fiemg e da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), foi ministrada na sede da Regional Vale do Aço, pela advogada trabalhista e consultora jurídica da Confederação, Maria Inês de Medeiros.

De acordo com a consultora, o objetivo da capacitação foi analisar as regras que regem a relação entre indústria e trabalhador em seus quatro momentos: admissão, vigência da relação empregatícia, rescisão do contrato e gestão de conflitos trabalhistas.

Segundo Medeiros, a atualização da legislação trabalhista é fundamental para o aumento da competitividade. “A legislação é arcaica, inadequada e não atende as necessidades trabalhistas. Nossa proposta é estimular o associativismo, negociação coletiva e os meios privados de solução de conflitos trabalhistas, assim como a participação mais efetiva das lideranças sindicais em suas representações”.

Uma pesquisa realizada recentemente pela CNI destaca que a legislação trabalhista, está entre os maiores dificultadores no quesito competitividade industrial, ocupando o 2º lugar, perdendo apenas para legislação tributária. “Mais de 60% dos trabalhadores estão sem proteção legal, dentro do modelo proposto pela CLT”, pontuou.

Para o vice presidente da Fiemg no Vale do Aço, Flaviano Gaggiato, o debate é de suma importância e vai de encontro a proposta da entidade de fortalecer o associativismo. “Contamos com uma legislação complexa, esse debate além de tirar dúvidas, nos oferece subsídios a fim de evitar futuros conflitos trabalhistas”.

Relacionadas

Leia mais

Impacto das Normas Regulamentadoras é tema de curso na FIEMG Regional ZM
FIEMG Regional Zona da Mata realiza planejamento estratégico de três sindicatos

Comentários