SENAI Tocantins disputa vagas em cinco ocupações na seletiva do torneio mundial de educação profissional

Vagas na fase inicial são disputadas por 407 alunos de instituições que ofertam cursos técnicos e de formação profissional

Palmas sedia, de 11 a 15 de julho, a seletiva nacional dos estudantes brasileiros que irão representar o país durante a 44ª edição da WorldSkills na ocupação de Pintura Decorativa. As provas da seletiva em 43 ocupações começaram no último dia 4 de julho e vão até 12 de agosto em 32 cidades abrangendo os 26 estados e o Distrito Federal. A olimpíada internacional de profissões acontece em 2017 em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Em todo o país, 407 alunos de instituições que ofertam cursos técnicos e de formação profissional, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), disputam as vagas nesta fase inicial. No Tocantins, as provas de Pintura Decorativa acontecem no Centro de Educação e Tecnologia do SENAI, em Palmas.

Cinco representantes do SENAI Tocantins participam desta etapa da competição: Sinneony Oliveira (Construção em Alvenaria  - de 4 a 8 de julho em Caxias do Sul/RS), Valdemilson Silva Júnior (Pintura Decorativa – de 11 a 15 de julho em Palmas/TO), Marcus Vinicios Almeida (Aplicação de Revestimento Cerâmico  - de 25 a 29 de julho em João Pessoa/PB), Eurípedes Barbosa Junior (Eletricista de Instalações Prediais - de 8 a 12 de agosto em Campo Grande/MS) e Cayco Guimarães (Refrigeração e Ar Condicionado -  de 8 a 12 de agosto em Cabo de Santo Agostinho/PE).

As provas simulam desafios do dia a dia das profissões representadas pelos participantes que podem ter até 21 anos. Na seletiva de Pintura Decorativa, por exemplo, os competidores desenvolvem técnicas como a aplicação de papel de parede, pintura de objetos e em painéis (design), mosaicos, aplicações de texturas, entre outras atividades pré-determinadas. O trabalho desenvolvido é avaliado por técnicos/avaliadores do SENAI que, ao término do tempo, conferem a pontuação de acordo com normas internacionais de qualidade.

Os competidores melhores avaliados seguem na competição pela vaga de representante brasileiro na WorldSkills. Essa é a primeira vez que os competidores do Brasil são escolhidos em provas seletivas realizadas em várias cidades. “A mudança tem como objetivo tornar os eventos mais atrativos, sem a perda da excelência técnica, incentivando jovens a seguir a carreira profissionalizante”, explica a gerente da Unidade Tecnologia e Educação do SENAI Tocantins, Dini Bezerra. O foco do SENAI com o novo modelo é sobretudo melhorar a comunicação com o público, redução dos custos e alinhamento com a metodologia SENAI de Educação Profissional, complementa Dini.

SELETIVA EM PALMAS - Em Palmas, a seletiva inicia o processo de escolha do representante do Brasil na ocupação Pintura Decorativa recebendo competidores dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Amapá, Santa Catarina, além do representante do SENAI Tocantins, Valdemilson Silva Júnior. O primeiro dia, 11/07, é destinado à Ambientação dos competidores no local de prova. Nos dias 12, 13 e 14/07 eles executam a prova e na sexta-feira, 15/07, serão premiados os melhores colocados.

Na 43ª WorldSkills, em 2015, o aluno do SENAI Tocantins, Alisson Aguiar, representou o Brasil (país campeão do torneio) na ocupação Pintura Decorativa e consagrou-se como o 6º melhor competidor do mundo entre os 18 concorrentes desta modalidade. Alisson também ganhou certificado de excelência na avaliação de seu trabalho desenvolvido ao longo de 4 dias de competição.

WORLDSKILLS - A WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo, que se realiza em um país diferente a cada dois anos. Há competições em áreas que vão desde a automação industrial, passando pela eletrônica e eletricidade até cozinha e confeitaria. É organizada pela WorldSkills International, entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas.

A competição reúne competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul. Há competições em áreas que vão desde a automação industrial, passando pela eletrônica e eletricidade até cozinha e confeitaria.

Relacionadas

Leia mais

SENAI de Tocantins lança portal para aproximar profissionais das vagas abertas na indústria
Vídeo: Emoção toma conta dos competidores na abertura da WorldSkills 2015
Conheça os vencedores das seletivas da WorldSkills da semana de 18 a 22 de julho

Comentários