Rio Grande do Norte é ouro na seletiva de Soldagem do mundial de profissões

Em cinco edições da competição, é a quarta vez que o estado vai ao lugar mais alto do pódio

O potiguar Rafael D’Avila ficou no lugar mais alto do pódio na seletiva da WorldSkills 2017, na ocupação de Soldagem.As provas da modalidade da maior competição de educação profissional do mundo terminaram na sexta-feira (15), no Rio de Janeiro.

O Rio Grande do Norte conquistou o primeiro lugar da seletiva pela quarta vez em cinco edições da competição. Foi o estado também que consagrou o melhor soldador do mundo na última WorldSkills, realizada em São Paulo no ano passado. “Foram três anos de preparação com muito esforço e dedicação. A partir de agora, irei focar na competição mundial. Quero trazer o bicampeonato para Mossoró”, comenta Rafael. Os estudantes Cleber Roberto, de Minas Gerais, e Henrique Dias, de Goiás, completaram o pódio na segunda e terceira colocação, respectivamente.

O representante de Brasília precisou abandonar a disputa no começo da noite da quinta-feira (14), em função de um mal-estar. “Já havia dois dias que não estava me sentindo bem fisicamente e isso me atrapalhou na prova. Fiz o máximo que pude, mas um dos fiscais percebeu que eu estava passando mal”, relata.

Apesar do imprevisto, o estudante avalia como positiva sua participação na competição. “Infelizmente não irei para o mundial, mas o que vivenciei e aprendi durante o treinamento e a competição foi muito importante para meu crescimento profissional”, completa.

SELETIVA DE CONFEITARIA - A unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Taguatinga, no Distrito Federal, realiza nos dias 18 a 22 de julho, a seletiva de Confeitaria das seletivas WorldSkills. Serão sete estados representados nas provas que vão definir os melhores do Brasil na arte de confeitar. O evento é aberto ao público.

As seletivas WorldSkills acontecem em 32 cidades de todas as unidades da Federação. Ao todo, são 407 estudantes de até 21 anos, divididos em 43 ocupações. Os melhores estudantes do País irão representar o Brasil na 44ª WorldSkills, marcada para outubro de 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Institutos SENAI de Inovação de Santa Catarina atuam em processo de usinagem, soldagem e manufatura aditiva
DF conquista oito medalhas nas Seletivas WorldSkills 2017; Quatro são de ouro
Estudantes do SENAI na reta final da seletiva WorldSkills em Belém

Comentários