Longen destaca ações para desenvolvimento da indústria cerâmica

O segmento conta com o apoio do Senai, que possui um laboratório no CetecSenai Rio Verde, com profissionais nas áreas de cerâmica e química aptos para atender as demandas da indústrias

Durante a cerimônia de abertura do 41º Encontro Nacional da Indústria da Cerâmica Vermelha, na noite de ontem (15/08), no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS), o presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou a importância de ações para o desenvolvimento do segmento ceramista no Estado. “Encontros como esse mostram a solidificação do setor em Mato Grosso do Sul e o potencial de desenvolvimento dessa atividade industrial”, disse.

Sérgio Longen garantiu o empenho do Sistema Fiems, por meio do Sesi, Senai e IEL, em promover e ampliar ações para o estímulo da indústria no Estado. “O segmento conta com o apoio do Senai, que possui um laboratório no CetecSenai Rio Verde, com profissionais nas áreas de cerâmica e química aptos para atender as demandas da indústrias, que é certificado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)”, declarou.

Potencialidades

Já o governador André Puccinelli reforçou que, por meio do Encontro promovido pela Anicer (Associação Nacional da Indústria Cerâmica) e Sindicer/MS (Sindicato da Indústria Cerâmica de Mato Grosso do Sul), é possível mostrar a todo País as potencialidades de Mato Grosso do Sul. “Vamos somar esforços para alavancar ainda mais esse segmento, discutindo os investimentos necessários para elevar o Estado como um importante polo ceramista no Brasil”, pontuou.

Ele também ressaltou a produção da região norte do Estado. “Temos os pólos industriais cerâmicos de São Gabriel do Oeste, Coxim e Rio Verde em grande desenvolvimento. Queremos mostrar as potencialidades que Mato Grosso do Sul tem, principalmente na produção da cerâmica vermelha da região norte do Estado. Queremos integrar o Estado no cenário nacional. O governo do Estado apoia novos investimentos no setor e é parceiro no desenvolvimento do setor cerâmico”, garantiu.

Crescimento

Segundo o presidente da Anicer, Luis Carlos Barbosa Lima, é possível perceber a grande dimensão do desenvolvimento da indústria em Mato Grosso do Sul comparativamente a outros Estados. “Aqui está o futuro do país, aqui se produz alimento e se produz vida. Com a população em constante crescimento, vemos um Estado em que principalmente as instituições trabalham em conjunto para sua expansão. Não escolhemos Campo Grande para realizar o evento, Mato Grosso do Sul é que nos obrigou a virmos para cá, pelo reconhecimento ao excelente trabalho desenvolvido aqui”, afirmou.

Para o presidente do Sindicer/MS, Natel Henrique Farias de Moraes, os empresários sul-mato-grossenses tiveram uma história de força e anseio de crescer. “O ceramista é como um tijolo: forte e de longa durabilidade. Uma hora ele se trinca, quebra, mas se recicla e nasce de novo. As pessoas que fazem parte dessa história é que deram condições para que o setor crescesse ao longo dos anos”, contou. De acordo com o Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Agronegócio, Natal Baglioni, o investimento em novas tecnologias e ideias de inovação é que fazem o crescimento do segmento.

“O aprimoramento e a melhora continua vem do esforço dessas pessoas que estão aqui hoje, desses empresários que com o seu trabalho conquistaram o mercado”, disse Natal Baglioni. O presidente da Famasul e do conselho deliberativo do Sebrae/MS, Eduardo Ridel, falou do importante papel do empresariado na busca de excelência em inovação. “O Sebrae acompanhou desde meados de 2003 o início das primeiras missões no sentido de institucionalizar o setor no Estado e da vontade dos empresários de avançar e desenvolver”, pronunciou.

Biogás

Ainda durante o evento, o presidente da Fiems assinou o protocolo de intenções para o fornecimento de biogás para as indústrias do arranjo produtivo local “Terra Cozida Pantanal” por parte do arranjo produtivo local de suinocultura do Estado. De acordo com o Sindicer, os municípios de Coxim, Rio Verde e São Gabriel do Oeste concetram o principal polo cerâmico de Mato Grosso do Sul.

Nesta região estão instaladas indústrias que, juntas, são responsáveis pela produção mensal de 41% de blocos cerâmicos, 100% das lajotas rústicas e 2% das telhas produzidos no Estado. Elas respondem ainda pela produção mensal de 3.850 milheiros de cerâmica estrutural, 165 mil m² de cerâmica de revestimento e 3 mil peças de artesanato. “Atualmente, já são 134 fabricantes”, segundo Natel de Moraes.

Relacionadas

Leia mais

LabSenai Cerâmica faz estudo inédito da qualidade da areia do norte do Estado
Expocever traz novas tecnologias à cerâmica vermelha
PDA reúne sindicatos do Mato Grosso do Sul e de Minas Gerais

Comentários