Biorrefinarias integradas serão discutidas em workshop internacional do SENAI

Evento será realizado pelo Instituto SENAI de Inovação em Biomassa, em Três Lagoas (MS)

O ISI Biomassa foi inaugurado em dezembro do ano passado

Com alta competitividade florestal, a produção de celulose no município de Três Lagoas (MS) está consolidada graças à atuação das gigantes multinacionais Fibria e a Eldorado. Dessa evolução do segmento, surge a necessidade de pesquisas e parcerias, resultando em tecnologias que possam ser adotadas pelas papeleiras locais.

De olho nesta demanda crescente da indústria da celulose, o Instituto SENAI de Inovação em Biomassa (ISI Biomassa) vai realizar o “Workshop Internacional de Inovação em Biomassa”. O evento será realizado nos dias 14 e 15 de março, em três Lagoas (MS). Um dos palestrantes é o engenheiro-químico Eduardo Falabella, que vai apresentar a estrutura do ISI a potenciais clientes e instituições de ensino e pesquisa parceiras.

EXPERIÊNCIA - Com a palestra “Biorrefinarias Integradas”, Falabella, que conta com 40 anos de experiência no campo da catálise e dos processos catalíticos, vai falar sobre a aplicação de resíduos de biomassa dentro desse conceito de forma a integrá-las às plantas de celulose. “Trata-se de um conceito novo e tais resíduos sofrem inúmeras transformações químicas, gerando produtos de alto valor agregado”, explica.

Para Falabella, o evento será uma excelente vitrine para aqueles que trabalham com conversão de biomassa. “O Workshop vai permitir que haja uma interação entre o setor produtivo e as unidades de pesquisa e desenvolvimento”, destaca.

PALESTRAS - Além das “Biorrefinarias Integradas”, outras palestras vão abordar temas como a “Indústria 4.0 na Química e Biotecnologia - Projeto Midas - Transformando Resíduo em Ouro”, potencial da transformação da biomassa em energia, agenda de inovação no Brasil na área de renováveis, patentes na área de renováveis, desafios da biotecnologia na transformação de biomassa, incentivos à inovação no Brasil e tendências na biotecnologia.

Para abordar estes assuntos também foram convidados especialistas de renome internacional, como o professor Donato Aranda, que coordena a Unidade Protótipo de Catalisadores (Procat), maior centro de plantas piloto em catálise na América Latina, o engenheiro químico Georg Weinberg, o químico Claudio Luis Donnici, o presidente-executivo da Associação Brasileira de Biotecnologia Industrial (ABBI), Bernardo Silva, o professor Florent Allais, da AgroParisTech, que fica em Paris, na França, o professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Nei Pereira Júnior, que é PhD em Biotecnologia, e o engenheiro-mecânico Ricardo Alan Verdú Ramos.

Relacionadas

Leia mais

Cursos do SENAI estão com matrículas abertas em todas as regiões do Brasil
Brasil vai sediar maratona mundial de programação
Como se destacar em feiras internacionais de negócios

Comentários