Brasil Indústria: os últimos destaques do ano!

Nesta semana, a indústria inova com cursos, projetos e muita oportunidade para trabalhadores!

Final de ano chegou! A indústria investiu, nesta semana, em educação, emprego, pesquisa e saúde dos trabalhadores. O Brasil Indústria, coluna semanal da Agência de Notícias da Indústria, traz toda sexta-feira as principais ações do que aconteceu na indústria dos estados. Vem conferir!

O principal destaque da semana foi na capacitação de trabalhadores, na educação dos jovens e no desenvolvimento profissional. O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) juntam esforços para proporcionar novas oportunidades de cursos, eventos, webinar e muito mais para colaboradores. 

No Instituto Euvaldo Lodi (IEL), as ações foram voltadas para aumento da empregabilidade e inserção de jovens e estudantes no mercado de trabalho. 

Semana de inovação, oportunidades para trabalhadores e muito mais! 

No Mato Grosso, o SENAI-MS é uma das entidades reconhecidas com o Prêmio Municipal de Direitos Humanos, que destaca lideranças sociais que contribuíram para a promoção dos direitos humanos em Campo Grande este ano. O SENAI-MS foi indicado ao prêmio pela relevância no atendimento prestado à sociedade. Saiba mais!

No SESI do Maranhão, nove equipes da Escola SESI Anna Adelaide Belo de São Luís participaram e ganharam medalha de prata na VI Olimpíada Brasileira de Geografia – GeoBrasil, organizada pela UNIFAL (Universidade Federal de Alfenas-MG), na somatória das três primeiras fases da competição, dentre mais de 350 equipes inscritas em todo o estado do Maranhão. A Olimpíada Brasileira de Geografia é um evento que incentiva os estudantes a demonstrarem a capacidade de analisar e interpretar os fenômenos de teor geográfico e da geociência. Além disso, é uma iniciativa que vai de encontro com a cisão entre a geografia de âmbito físico e a de abordagem humana.Mais informações no site do SESI-MA

O estímulo à competição é um dos objetivos, entretanto, o principal deles consiste em gerar momentos de compartilhamento de conhecimentos e práticas excelentes de ensino.

O estímulo à competição é um dos objetivos, entretanto, o principal deles consiste em gerar momentos de compartilhamento de conhecimentos e práticas excelentes de ensino. Neste ano de 2021 a Rede SESI de Educação teve a satisfação de lograr êxito por meio de vários alunos reconhecidos pelo ótimo desempenho. 


“Os estudantes participantes da Olimpíada demonstraram a sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, rompendo com o dualismo geografia física x geografia humana que deve estar expressa nas metodologias de ensino e aprendizagem contidas na formação desses estudantes”, destacou o professor de Geografia e Ciências Humanas do SESI, Wallace Nogueira de Castro que ficou muito feliz com o resultado dos seus alunos. 


Ainda no estado do MS, o IEL encaminhou mais de 3 mil estudantes para estágio em 2021 e esteve presente em 51 municípios. Confira! 

A partir de 2022, as indústrias de Pernambuco terão acesso facilitado ao mercado livre de gás. Isso porque, depois de ampla defesa da FIEPE, a Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou, na última quarta-feira (15), o Projeto de Lei 2775/2021, de iniciativa do Governo do Estado, que prevê que uma empresa que consome a partir de 50 mil metros cúbicos por dia (m³/dia) possa buscar livremente esse insumo com outros fornecedores. Saiba mais! 

Antes, essa permissão estava limitada às empresas que consomem a partir de 500 mil m³/dia. Até 2024, a ideia é que todas as indústrias com consumo de gás superior a 30 mil m³/dia sejam beneficiadas com essa iniciativa.

 Em 2022, o IEL-RS reforçará sua atuação como facilitador da interação efetiva entre a indústria gaúcha e as startups, com o objetivo de promover o desenvolvimento de novos modelos de negócios. Este ano foi lançado o IEL Lab, um hub para aceleração de startups que desenvolvem soluções a desafios da indústria, com a parceria da Hards. Os desafios na fase piloto foram em logística, saúde mental e produtividade. Confira! 

O Comitê da Cadeia Produtiva da Saúde e Biotecnologia da FIESP recebeu na noite desta terça-feira (14), em cerimônia realizada no Hotal Renaissance, em São Paulo, o Prêmio Líderes da Saúde, na categoria entidades. Ruy Baumer, diretor titular do Comitê, representou a Fiesp durante o evento que homenageou indústrias, empresas, operadores de saúde e outros players do setor que se destacaram nas áreas de gestão, investimentos, pesquisa e atuação, nos últimos 12 meses. Mais informações, no site da FIESP

Relacionadas

Leia mais

O Enem passou, e agora? Tire as suas dúvidas!
Confiança do empresário subiu em 23 de 29 setores da indústria
Material didático do SESI recebe mais de 34 mil contribuições de professores

Comentários