Brasil Indústria: projetos sociais e inovação são o destaque da semana

Nesta semana, a indústria inova com cursos, projetos e muita oportunidade para trabalhadores!

Nesta semana, a indústria investiu em educação, emprego, pesquisa e saúde dos trabalhadores. O Brasil Indústria, coluna semanal da Agência de Notícias da Indústria, traz toda sexta-feira as principais ações do que aconteceu na indústria dos estados. Vem conferir!

O principal destaque da semana foi na capacitação de trabalhadores, na educação dos jovens e no desenvolvimento profissional. O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) juntam esforços para proporcionar novas oportunidades de cursos, eventos, webinar e muito mais para colaboradores. 

No Instituto Euvaldo Lodi (IEL), as ações foram voltadas para aumento da empregabilidade e inserção de jovens e estudantes no mercado de trabalho. 

Confira os destaques da semana! 

A união pelo bem trouxe o resultado tão almejado pelo Grupo de Mulheres da Indústria. O arquiteto Leandro Rocha apresentou o projeto de melhoria da Brinquedoteca da Ala Infantil do Hospital do Câncer (Unacon) para as integrantes desta rede de solidariedade, em uma tarde de confraternização na FIEAC. Estiveram presentes o presidente da instituição, José Adriano; o vice-presidente, João Paulo de Assis; a coordenadora da FIEAC no Juruá, Janaína Terças; e o secretário de Estado de Indústria, Ciências e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita. Mais detalhes estão no site da FIEAC.

Edital Gaúcho de Inovação para Indústria transforma ideia em projetos! Promovido pelo SESI, SENAI, IEL E Sebrae, com apoio da FIERGS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o edital está em sua terceira edição e recebe inscrições de novas ideias até o dia 3 de maio. Nas duas edições anteriores, 57 projetos foram aprovados, 38 estão em desenvolvimento, 19 foram encerrados e nove viraram produtos. 

O edital disponibiliza recursos entre R$ 200 mil e R$ 600 mil por projeto, nas linhas de Agritech, Bioeconomia, Cidades Inteligentes, Design para Produto, Economia Circular, Edutech, Energias Renováveis, Indústria 4.0, Materiais Avançados, Nanotecnologia, Sistemas de Energia, Tecnologias Aplicadas a Saúde Hospitalar e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho (SESI). Podem participar indústrias – grandes, médias, pequenas, micros ou startup – contribuintes de Sesi e Senai, com CNPJ registrado no Rio Grande do Sul. Saiba mais no site da FIERGS! 

Quarenta e cinco alunas venezuelanas participantes do projeto “Mujeres Fuertes”, idealizado pela Organização Social Civil (OSC) “Hermanitos”, receberam o certificado de Auxiliar de Cozinha. O projeto tem por propósito a inserção de refugiados, vindos da Venezuela, no mercado de trabalho manauara. A ação conta com a parceria do Ministério Público do Trabalho e a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), que protege e oferece assistência às pessoas apátridas em todo o mundo.

“Mujeres Fuertes”, segundo Janaina Paiva coordenadora geral da Hermanitos, surgiu em decorrência da grande demanda de mulheres com famílias mono parentais, ou seja, mulheres chefes de família com muitos filhos pequenos. A coordenadora explicou que é muito difícil para elas estarem em um país que não é o seu, tendo que cuidar das crianças e ainda conseguir trabalhar fora e que, por conta disso, o primeiro passo dentro do projeto é o apoio psicossocial oferecido às refugiadas para que ingressem no curso, com a mente pronta para novos desafios. Conheça mais do projeto no site da FIEAM

SENAI certifica 45 alunas venezuelanas do projeto Mujeres Fuertes

A primeira turma do projeto “Mulheres na Cor”, que nasceu do sonho de transformar vidas por meio da profissionalização para o mercado de reparação e repintura automotiva, formou 14 mulheres que estavam em situação de vulnerabilidade, de comunidades de São Bernardo do Campo e Guarulhos (SP). O programa de capacitação ofereceu mais de 300 horas de muito aprendizado teórico e prático, abrangendo soft skills e comportamento, preparação e repintura automotiva, polimento, colorimetria e ferramentas.

Idealizado pela AkzoNobel em conjunto com a Norton Abrasivos e o SENAI. Após a conclusão do curso, as empresas estão apoiando o processo de recolocação destas mulheres no mercado de trabalho. Saiba mais detalhes no site!

Estão abertas até o dia 1º de maio as inscrições para as oficinas de Matemática Digital (40 vagas) e de Robótica (20 vagas). Podem participar alunos do ensino regular matriculados em escola da rede pública ou bolsistas em colégios da rede privada, que estejam no 2º segmento do Ensino Fundamental ou no 1º ano do Ensino Médio, e que possuam condição de baixa renda, ou seja, que a renda familiar mensal per capita seja de até 1,5 salário mínimo

As oficinas são oferecidas pela FIRJAN SESI, em Petrópolis. Os interessados devem se inscrever pelo site da instituição no endereço

Ainda no Rio de Janeiro, a FIRJAN vai marcar presença no Rio 2C, o maior evento de inovação da América Latina. A partir desta quarta-feira, 27, a federação vai divulgar em um estande a Firjan SENAI SESI Laranjeiras, única escola de ensino médio do país 100% vocacionada para o audiovisual. A partir das 18h desta quarta também haverá um debate, no espaço Business Hall, sobre a importância da formação da mão de obra para o audiovisual no Rio de Janeiro com o presidente do Conselho de Indústria Criativa da Firjan, Leonardo Edde, e parte da equipe da escola. Confira os detalhes no site da FIRJAN.

 

Em 2022, evento terá foco nos segmentos dos games e das marcas

O SENAI-MT marca presença na edição do Multiação em Rondonópolis com oferta de oficinas e matrículas para cursos gratuitos. O evento será realizado no sábado (30), das 8h às 14h, na Escola Francisca Barros de Carvalho, no bairro Vila Olinda. No estande do SENAI a população terá acesso a oficinas de robótica Lego, Industria 4.0 e eletricidade predial – que preparar o aluno para instalar e manter sistemas elétricos em edificações residenciais e prediais atendendo aos requisitos técnicos, de qualidade, de saúde, higiene e segurança, e de meio ambiente.

Para os cursos gratuitos, serão ofertadas 70 vagas, com inscrições no local para: operador de computador (30 vagas), assistente administrativo (20 vagas) e assistente de recursos humanos (20 vagas). Além disso, a instituição vai promover exposição de equipamentos na área de automação e eletricidade industrial. Saiba mais detalhes! 

A paratleta Evelyn Carolinne Ferreira, de 17 anos, natural de Cabrobó (PE), aluna do 3º ano do Ensino Médio do SESI Petrolina, vai disputar, de 14 a 22 de maio, na cidade de Normandia - França, o Mundial de Jovens Gymnasiade 2022, evento esportivo escolar com participação de competidores de todo o mundo.

Atual campeã dos Jogos Escolares Paraolímpicos de Pernambuco, campeã do Norte-Nordeste Adulto e campeã recordista de 100 e 400 metros rasos das Paraolimpíadas Escolares Brasileiras, Evelyn está se preparando para mais este desafio com treinos diários, simulações de tiro (corridas mais rápidas) e ajustes de coordenação com trabalhos funcionais supervisionados pelo técnico, Domingos Rodrigues. As informações estão no site da FIEPE.

Aluna-atleta do SESI Petrolina vai disputar o Gymnasiade 2022 na França

O embaixador da Finlândia no Brasil, Jouko Leinonen, se reuniu, no último dia 28 de abril, com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Ricardo Essinger, na Casa da Indústria. Na pauta, assuntos como mercado, impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia e parcerias no ramo da educação.

Na oportunidade, Essinger ressaltou “a grande chance que Pernambuco proporciona aos novos negócios” e destacou o nosso potencial, sobretudo na indústria alimentícia. A ideia, segundo o presidente, é diversificar ainda mais a pauta comercial do segmento para aumentar, cada vez mais, o número de empresas exportadoras.

Além dos temas econômicos e conjunturais do mundo, o embaixador também conversou sobre as potencialidades da Finlândia, principalmente em tecnologia espacial e telecomunicações. As informações estão no site da FIEPE.

Relacionadas

Leia mais

O que você vai encontrar em uma imersão?
O que rolou no mundial de robótica de Houston? Confira os melhores momentos!
O Sistema Indústria e a rede de apoio  para superar a crise

Comentários