Brasil Indústria: o foco da semana é na saúde!

Nesta semana, a indústria inova com cursos, projetos e muita oportunidade para trabalhadores!

Nesta semana, a indústria investiu em educação, emprego, pesquisa e saúde dos trabalhadores. O Brasil Indústria, coluna semanal da Agência de Notícias da Indústria, traz toda sexta-feira as principais ações do que aconteceu na indústria dos estados. Vem conferir!

O principal destaque da semana foi na capacitação de trabalhadores, na educação dos jovens e no desenvolvimento profissional. O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) juntam esforços para proporcionar novas oportunidades de cursos, eventos, webinar e muito mais para colaboradores. 

No Instituto Euvaldo Lodi (IEL), as ações foram voltadas para aumento da empregabilidade e inserção de jovens e estudantes no mercado de trabalho. 

Confira os destaques em inovação, economia e educação!

SENAI-AM está com matrículas abertas para turmas preparatórias direcionadas ao Teste de Aptidão Física (TAF), nos valores de R$ 500,00 a R$ 600,00 reais.

De acordo com o professor da instituição, José Rodrigo Travessa, o preparatório é completo, com treinamento físico na academia, natação e pista de corrida.


“O SESI possui uma academia com os equipamentos adequados para os treinamentos, uma piscina olímpica com tamanho ideal para treinamento do tempo, especificado no edital, além de uma pista de corrida de 500m de extensão”, disse ele.


Primeira dose da vacina RNA MCTI CIMATEC HDT é aplicada em voluntário em Salvador. O baiano Wenderson Nascimento Souza recebeu nesta a primeira dose da vacina, contra Covid-19, em evento realizado no SENAI Cimatec. A aplicação desta primeira dose da vacina marcou o lançamento do Estudo Clínico de Fase I, desenvolvido em parceria pelo SENAI CIMATEC, HDT Bio Corp (EUA) e RedeVírus MCTI, com financiamento do Governo Federal por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Saiba mais!

O presidente da RedeVírus MCTI, Marcelo Morales, aplicou a primeira dose da vacina em Wenderson Nascimento Souza.

Já no SENAI-TO, 40 militares do 22º Batalhão de Infantaria (22º BI) de Palmas receberam seus diplomas de cursos profissionalizantes do Projeto Soldado-Cidadão (PSC) do ano de 2021. Os militares participaram de três cursos: uma parte se capacitou em pedreiro de acabamento, outra em eletricista instalador residencial e uma outra em aplicador de revestimento cerâmico. Os cursos foram ofertados no período de 25 de outubro a 2 de dezembro. Confira mais detalhes!

O governo do Distrito Federal publicou em edição extra do Diário Oficial do DF de 7 de janeiro o Decreto nº 42.902, que instituiu o Programa de Incentivo à Regularização Fiscal do DF — Refis-DF 2021. A medida permite a regularização de débitos com o governo local gerados até o dia 31 de dezembro de 2020, com o financiamento de juros e multas. Mais informações no site da FIBRA. 

Indo para o Goiás, superando a meta de 1,2 mil testes de Covid-19, o SESI Ferreira Pacheco realizou a testagem de 1,5 mil pessoas realizada pela Prefeitura de Goiânia. A unidade da FIEG recebeu a população durante todo o dia. Em média, 20% dos testes realizadas deram positivo. Os infectados foram orientados a procurarem um médico. Confira!

O objetivo da ação é promover o isolamento social daquelas pessoas que estão com a doença.

O Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS), indicador de nível de atividade do setor no RS, divulgado pela FIERGS, cresceu 0,8% em novembro, relativamente a outubro de 2021. Saiba mais no site da FIERGS.

No MS, o consumo de produtos do setor supermercadista nos lares brasileiros cresceu 1,97% em novembro de 2021, na comparação com outubro. Na comparação com novembro de 2020, houve alta de 4,43% e, no acumulado de janeiro a novembro, de 2,88%. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Confira! 

Em continuidade ao trabalho de pronta-resposta à tragédia causada pelas chuvas em Minas, a FIEMG realiza, nesta semana, o processo de compra de 5 mil colchões para doação a moradores atingidos pelas tempestades, especialmente nas cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Além disso, a entidade entregou 20 mil cestas básicas e 5 mil kits de higiene pessoal em diversas regiões mineiras, além de 25 mil litros de leite. Confira no site da FIEMG

Em parceria com a Prefeitura de São Paulo, a FIESP realizará entre os dias 19 e 21 de janeiro, das 9h às 17h, a primeira campanha de vacinação de 2022. Como de costume, a ação vai acontecer em frente ao seu edifício-sede, na Avenida Paulista, 1313. Além da dose de reforço da vacina Pfizer, contra Covid-19, serão aplicadas gratuitamente as vacinas SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola), DT (Difteria e Tétano) e Hepatite B. Mais detalhes, no site da FIESP.

As negociações entre representantes das federações empresariais e dos trabalhadores para o piso salarial de Santa Catarina em 2022 se encerraram com a assinatura do acordo, que prevê atualização média de 10,5% nas quatro faixas. Saiba mais! 

Em AL, as lideranças do setor produtivo estão prontas para ajudar o poder público nas ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19, mas, entendem que a atividade econômica não pode parar. Para que a indústria, o comércio e o setor de serviços não parem, as entidades da classe produtiva alagoana pedem ao governo que sejam intensificadas as medidas preventivas, como uso de máscara e distanciamento social, e intensificadas as campanhas sobre a importância da vacinação.

“É preciso intensificar a conscientização, facilitando o acesso de todos à vacina”, defendeu o presidente da FIEA, José Carlos Lyra de Andrade, que nesta quarta-feira, 12, reuniu representantes de diversos setores da economia e do governo, num debate amplo sobre formas de aumentar o índice de vacinação contra a Covid-19 em Alagoas.

Relacionadas

Leia mais

7 vantagens de fazer a EJA no SESI

Comentários