A indústria é o berço de milhares de inovações que transformam as empresas e a sociedade. Muitas dessas novidades resultam em produtos e processos revolucionários, seja transformando linhas de produção industriais, seja na forma como as pessoas se relacionam ou como interagem com bens do nosso dia a dia. Foi para reconhecer produtos e soluções que se destacam entre tantas outras que a Feira de Hannover, o maior evento de tecnologia industrial do mundo, criou os Prêmios Hermes e H2Eco, os mais prestigiosos de sua categoria.
O Prêmio Hermes foi criado em 2006 para reconhecer uma inovação de empresas ou instituições presentes na Feira de Hannover. Funciona assim: um júri composto por especialistas em política, pesquisa, negócios e sociedade avalia aspectos como grau de inovação tecnológica; benefícios para a indústria, o meio ambiente e a sociedade; relação custo-benefício; e maturidade da implementação. O vencedor é selecionado entre três finalistas.
Veja também: Metrologia, Empreendedorismo, Resíduos Sólidos, Startup, Profissões do Futuro, Indústria 4.0
Já o Prêmio H2Eco foi entregue pela primeira vez em 2022. São contempladas empresas que contribuem para o avanço da economia do hidrogênio verde, por meio do empreendedorismo inovador. Mais uma vez, um júri de especialistas – com foco de pesquisa no combustível limpo produzido a partir da eletrólise da água - analisa e decide qual dos candidatos merece o reconhecimento.
É neste ambiente que reúne o estado da arte na inovação industrial que a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Social da Indústria (SESI) vão promover a maior missão empresarial já realizada à Feira de Hannover. Neste ano, o evento também servirá como vitrine internacional para os principais projetos em sustentabilidade e baixo carbono em curso na indústria brasileira, perante um público de investidores, empresários e representantes de governos de todo o mundo.
A Feira de Hannover acontecerá entre 17 e 21 de abril, e para aquecer os ânimos, a Agência de Notícias da Indústria preparou uma lista com seis vencedores de edições passadas. Confira!
1. Caminhão-varredeira abastecido por hidrogênio verde
O Prêmio H2Eco é bem recente no histórico da feira. A primeira edição ocorreu no ano passado, quando foi entregue à ENGINIUS GmbH, empresa alemã integrante do Grupo FAUN, fabricante de veículos varredores e coletadores de lixo. O projeto vencedor foi o BLUEPOWER, um caminhão-varredeira abastecido por hidrogênio verde e que não emite gases de efeito estufa.
2. Atuador “tudo em um”
Já o Prêmio Hemes de 2022 foi entregue à subsidiária alemã da empresa japonesa Sumitomo Cyclo Drive, pelo desenvolvimento do atuador TUAKA, dispositivo que converte energia em movimento utilizado em braços robóticos. O produto inova ao integrar todas as funções necessárias para o movimento robótico, facilitando o processo de design de robôs e seus componentes para suas aplicações na indústria.
3. Minicomputador industrial
O minicomputador industrial MICA (acrônimo para Arquitetura de Computação Modular Industrial, na tradução em português), desenvolvido pela empresa alemã Harting Technology Group, foi o vencedor do Hermes em 2016. O dispositivo é uma plataforma compacta que agrega equipamentos e software e possibilita a conversão de fábricas convencionais em fábricas inteligentes (smart factory), ao dotar de inteligência máquinas e instalações já existentes.
4. Medidor de descargas de raios
Na edição de 2012, o sistema medidor de descargas de raios produzido pela alemã Phoenix Contact conquistou o Prêmio Hermes. Trata-se de um dispositivo que coleta dados de descarga elétrica em para-raios instalados em turbinas eólicas e os transmite, via internet, para uma central de controle. As descargas elétricas são uma das principais causas de paralisação nas operações de parques eólicos e o dispositivo possibilita que equipes de manutenção sejam prontamente acionadas em caso de necessidade de reparos.
5. Atuador elétrico de válvula submarina
O atuador de válvula submarina SVA R2 foi o ganhador do Prêmio Hermes em 2021. Criado pela empresa alemã Bosch Rexroth, a tecnologia é uma alternativa elétrica aos atuadores hidráulicos utilizados em tubulações submarinas, tipicamente usados na indústria de óleo e gás. O papel do atuador é transformar energia e movimento para abrir ou fechar válvulas. O destaque da inovação é seu tamanho reduzido, ante modelos anteriores, e sua capacidade de operar com segurança, maior eficiência energética, servindo de substituto aos modelos hidráulicos.
6. Garra de preensão inteligente
A empresa alemã SCHUNK conquistou o Hermes em 2017 graças a JL1 Co-act, a primeira garra de preensão modular focada na colaboração entre robôs e pessoas. O equipamento é altamente interativo com humanos, e conta com câmera, tela sensível ao toque, sensores responsáveis por evitar acidentes e luzes que indicam o status do aparelho. A garra tem amplas aplicações na indústria 4.0 devido à sua capacidade de aprender sobre o componente que segura e sobre o ambiente em que opera, o que a permite processar informações e executar ações em acordo com situações específicas.