4 campeões da WorldSkills que seguiram carreiras de sucesso

Conheça a história de quatro vencedores da 41ª WorldSkills, realizada em Londres em 2011

A educação profissional transformou a vida de milhares de jovens brasileiros. Foi nos cursos técnicos ou de aprendizagem industrial que muitos descobriram a vocação, desenvolveram talentos, aprenderam habilidades técnicas e, além de uma carreira de sucesso, construíram as bases para a realização profissional e pessoal.

Neste ano, São Paulo sedia a 43ª WorldSkills, a olimpíada internacional das profissões, que reúne, até 15 de agosto, 1.200 jovens competidores de 62 países, que disputam o título de melhor profissional do mundo em 50 ocupações técnicas da indústria e do setor de serviços.

Os competidores estão entre os melhores profissionais do mundo na ocupação que escolheram.
Conheça a história de jovens vencedores da 41ª WorldSkills, realizada em Londres em 2011:

1 - Natã Miccael Barbosa foi medalha de ouro em Web Design e hoje trabalha com pesquisa e statups

Hoje, com 23 anos, o catarinense de Joinville trabalha em um projeto de pesquisa na área de segurança da informação e acessibilidade da Syracuse University, de Nova Iorque. Presta consultoria para empresas brasileiras e participa de alguns projetos de startups. Foi um dos criadores do site Park Amigo.io , um aplicativo utilizado nos Estados Unidos que permite que usuários compartilhem suas calçadas para estacionarem. No aplicativo, o usuário vê onde tem uma vaga para o carro. Esse aplicativo não funciona no Brasil.

2 - Gabriel D’Espindula, ouro em Eletrônica, ajudou a desenvolver um robô para identificar células doentes

Quando começou a se interessar por eletrônica, aos 15 anos, Gabriel era fã de guitarra. Sem dinheiro para comprar equipamentos, pesquisava na internet vídeos que ensinavam como fabricar os instrumentos. Fez curso de educação profissional e, atualmente, cursa Engenharia Elétrica.

A profissão que escolheu abriu caminhos e permitiu que participasse de um grande projeto. Durante o intercâmbio de um ano, que fez com uma bolsa do Ciência sem Fronteiras, participou de um projeto de biorrobótica. Seu papel foi desenvolver o circuito eletrônico de um robô cuja principal função é manipular células orgânicas, organizar os tecidos e identificar se elas estão doentes.

3 - Ouro em Joalheria, Rodrigo Ferreira da Silva está montando a própria empresa de design de joias

Ele descobriu a profissão de joalheiro em uma visita à H.Stern, onde seu pai trabalha como recepcionista. “No tour para os filhos dos funcionários, vi os ourives trabalhando e, naquele momento, tive certeza do que seria na vida”, conta. Para fazer o curso técnico de joalheria no SENAI, teve ajuda da dona da casa em que a mãe trabalhava. Foi para ela que ele deu a primeira peça que produziu, um anel. Aos 24 anos, trabalha no SENAI Ipiranga, onde é um dos responsáveis pela estrutura e a infraestrutura do curso de Confecção de Joias. Também está montando a própria empresa de design de joias.

4 - Rodrigo Panifer, prata em Polimecânica, mudou a história da família e inspirou o irmão mais novo

Com a ajuda do ensino técnico, Rodrigo  começou a mudar a história da sua família. Ele é o primeiro a entrar na faculdade e inspirou o irmão mais novo, Samuel, a buscar o mesmo caminho. Aos 25 anos, Rodrigo cursa engenharia mecatrônica em uma universidade particular de Bauru. O ensino superior é custeado pelo SENAI, onde Rodrigo começou a desenhar a carreira profissional. Aos 16 anos, procurou a casa para fazer o curso de aprendizagem industrial em mecânica de usinagem. “No mundo de onde vim, as pessoas não têm muitas perspectivas. Mas eu tinha em mente o que eu queria e ouvi os conselhos dos professores de que a gente precisa estudar. Eu abracei a oportunidade”, afirma.

A WORLDSKILLS – Até a 15 de agosto, 1.200 jovens de 62 países disputam o título de melhor profissional do mundo em 50 ocupações da indústria e do setor de serviços, como mecatrônica, robótica, manutenção de aeronaves, marcenaria, design gráfico, joalheria, panificação e outras. O evento é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pela Confederação Nacional da Indústria. A equipe brasileira é formada por 50 alunos formados no SENAI e seis no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Essa é a maior delegação já reunida pelo país para a competição internacional.

VISITAÇÃO GRATUITA – A entrada é de graça. Nos dias 13 e 14 (quinta e sexta-feira), das 9h às 17h. No dia 15 (sábado), das 9h às 16h. Ônibus gratuitos saem de hora em hora em frente ao Arquivo Público de São Paulo, perto da estação Tietê do metrô. A volta para o local de partida também sai de hora em hora.

LINKS RÁPIDOS
Conheça a delegação brasileira: www.senai.br/delegacaobrasileira
Informações gerais: www.senai.br/worldskills
Cobertura completa: www.portaldaindustria.com.br/senai/canal/olimpiada_noticias
Site oficial: www.worldskillssaopaulo2015.com
Tour virtual: www.escolhafuturo.com.br

REDES SOCIAIS
Facebook: www.facebook.com/olimpiadasenai
Twitter: www.twitter.com/SENAI_Olimpiada
Instagram: senaiolimpiada
Periscope: SENAI_olimpiada
Snapchat: SenaiOlimpiada

Relacionadas

Leia mais

Alunos do SENAI apresentam coleção de moda em noite de glamour e inspiração
Visitantes da WorldSkills podem fazer medidas do corpo no estande do SENAI CETIQT
Conheça os destaques da programação desta sexta-feira (14) na WorldSkills 2015

Comentários