Os 5 episódios da série Um cientista, uma história que mais bombaram na internet

Com duração média de cinco minutos cada, além de divertidos, os vídeos são educativos e podem ser utilizados em escolas de todo o país

Resultado da parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Canal Futura, a série “Um cientista, uma história” apresentou a biografia de 30 importantes cientistas brasileiros, por meio de animações, entre outubro de 2015 e janeiro de 2016. Com duração média de cinco minutos cada, além de divertidos, os vídeos são educativos e podem ser utilizados em escolas de todo o país. A equipe da Agência CNI de Notícias levantou quais foram mais assistidos nos perfis oficiais do SESI Nacional no Facebook e no Youtube. Confira o ranking: 

1. Santos Dumont 
Mais conhecido como inventor do avião, o cientista foi além e esboçou modelos precursores dos hidroaviões e ultraleves. Uma das personalidades mais queridas do seu tempo, criou também um sistema de aquecimento para o chuveiro. Suas invenções são de livre patente, ou seja, patrimônios da humanidade. 

2. Carlos Chagas 
Importante pesquisador de doenças tropicais, durante estudos para controle da malária descobriu uma doença que causa graves danos ao coração e é provocada por um inseto, a doença de Chagas. À frente da Fundação Oswaldo Cruz, contribuiu para a autossuficiência nacional na produção de vacinas. 

3. Adolpho Lutz 
Médico respeitado, tratou portadores de hanseníase em diversos lugares do mundo, enquanto pesquisava verminoses. Desvendou o ciclo da esquistossomose e desenvolveu um método para identificar a doença causada por um parasita. Suas pesquisas ajudaram a controlar diversas epidemias. 

4. Johanna Döbereiner 
Uma das cientistas mais citadas do mundo, descobriu bactérias que ajudam a fixar o nitrogênio na raíz de plantas. Tal descoberta tornou a produção de soja no Brasil mais competititva, o que proporcionou significativa redução no uso de adubos químicos e maior preservação do meio ambiente. 
 

5. Vital Brazil 
Aprimorou o processo de produção do soro antiofídico no Brasil, adaptando a fórmula existente para o combate ao veneno das espécies de cobras brasileiras. Além disso, doou a patente do soro ao governo, possibilitando a produção e a distribuição gratuita do medicamento. 
 

TODOS OS VÍDEOS - Quer ver todos os 30 episódios do especial Um cientista, uma história? Acesse a matéria de abertura da série. Lá estão todos os links.

Relacionadas

Leia mais

CBIC e SESI realizam mais de 227 mil atendimentos em ação social do setor de construção
SESI inaugura Museu Digital de Campina Grande
MEC destaca escola do SESI de Pelotas (RS) como exemplo de inovação e criatividade na educação básica

Comentários