Conheça sete escolas que são exemplos de acolhimento e transformação

Projetos sustentáveis, oficinas de robótica e orientação profissional são algumas das ações que cativam estudantes e podem ser vistas nas séries audiovisuais do SESI em parceria com o Futura

Preparar o aluno para a vida e o mercado de trabalho é o papel de toda boa escola. Porém, de Norte a Sul, o país tem instituições públicas e particulares que se destacam por ir além. São escolas que promovem o retorno daqueles que interromperam os estudos por algum motivo ou desenvolvem estratégias de acolhimento.  

Elas ensinam a produzir e a vender objetos sustentáveis com materiais da própria região, contam com projetos de incentivo à leitura com possibilidade de interação entre leitores, têm espaço em feiras populares para chegar a toda a população e ofertam atividades voltadas à educação étnico-racial. 

Veja também: Metrologia, Empreendedorismo, Resíduos Sólidos, Startup, Profissões do Futuro, Indústria 4.0

Ficou curioso? Confira sete escolas de várias cidades do Brasil que se destacam por ser a segunda casa de estudantes já no modelo do Novo Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Você pode assistir à história dessas e de outras escolas nas duas séries do Canal Futura em parceria com o SESI: É sobre isso e De volta às aulas.  

1. Escola Municipal Caio Líbano Soares – Belo Horizonte (MG) 

A Escola Municipal Caio Líbano Soares tem mais de 400 alunos matriculados no Ensino Fundamental e no Ensino Médio da Educação para Jovens e Adultos (EJA). Foi criada como EJA, em 1991, para atender os trabalhadores do município que não tinham escolarização, mas atualmente atende um público diverso. Para facilitar o ingresso de novos alunos e estimular o retorno à escola, as matrículas são feitas durante todo o ano. 

Um dos diferenciais da escola é o Professor Referência, um responsável pelo bem-estar e pela segurança dos alunos para evitar casos de evasão. A instituição também tem um projeto de incentivo à leitura, o “Leve um livro para passear”, além das parcerias para expandir a EJA, como a colaboração com uma igreja, que oferece o local para as aulas.

2. Escola Estadual Quilombola Tereza Conceição Arruda – Nossa Senhora do Livramento (MT) 

Quem mora no quilombo Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento (MT), tem a Escola Estadual Quilombola Tereza Conceição como segunda casa. A instituição trabalha o estudo da história e da cultura africanas e a questão racial. Desde 2021, as diretrizes curriculares da educação quilombola foram atualizadas para refletir os interesses das comunidades em relação aos seus projetos de sociedade e de escola. 

Outro projeto é o Bonecas Negras, por meio do qual bonecas são confeccionadas de forma artesanal homenageando as protagonistas da história da escola, como a pioneira Tereza Arruda. Ela foi a primeira professora do quilombo e filha de Antônio Mulato, morador mais antigo de Mata Cavalo e defensor da educação. A atividade integra o “Revirando memórias quilombolas”, projeto que resgata saberes ancestrais e faz parte da disciplina de projeto de vida do Novo Ensino Médio. 

3. Centro Municipal de Educação do Trabalhador (CMET) Paulo Freire – Porto Alegre (RS) 

Com uma proposta voltada para o mercado de trabalho, o Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores (CMET Paulo Freire) é uma EJA de Ensino Fundamental e tem mais de 700 alunos. As turmas são organizadas em seis totalidades de conhecimento, e o desenvolvimento de cursos e oficinas é fundamental na escola. Os alunos têm contato com cursos de teatro, música, artesanato, manicure e cabeleireiro, ofertados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).  

Outro diferencial é o Programa de Trabalho Educativo (PTE), parte do currículo da EJA na escola e importante para a inclusão dos alunos. Um professor acompanha e prepara os estudantes para o mercado de trabalho, em um estágio educacional. Além disso, alunos cegos têm acompanhamento com aulas de braille para aprender a ler.  

4. CIEP Mané Garrincha – Magé (RJ) 

Magé é uma derivação de "Magepe-mirim", que significa "cacique pequeno". A escola CIEP Mané Garrincha está localizada em Magé, município fluminense marcado pelo histórico de violência, com um dos menores Produtos Internos Brutos (PIB) do Rio de Janeiro e problemas socioambientais.  

Um dos diferenciais da escola são os componentes curriculares que os alunos podem escolher para formar itinerários, como estabelece o novo modelo de ensino médio. São eles: Ação Empreendedora, Ensino Religioso, Espanhol, Protagonismo nas Redes, Estudos Orientados. Há também os reforços de Português e de Matemática, que suprem uma necessidade dos alunos após o ensino on-line durante a pandemia.  

5. Colégio SESI da Indústria – São José dos Pinhais (PR) 

Uma escola com práticas de sustentabilidade, como energia solar, captação de água de chuva, coleta seletiva e plantação de mudas de árvores. Esse é o Colégio SESI da Indústria, em São José dos Pinhais (PR). A instituição oferta oficinas de robótica e competições, em que os estudantes aprendem a programar, cumprir desafios e a relacionar o tema com outras disciplinas. Os torneios oferecem aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades comportamentais que farão a diferença no futuro. 

Outra inovação é uma avaliação que envolve praticamente todos os componentes curriculares: a Linha do Tempo da Evolução. Os estudantes devem elaborar uma sequência histórica com as grandes conquistas e descobertas que trouxeram benefícios para a humanidade, abordando assuntos de diversas disciplinas.  

6. Escola Municipal Irarazinho – Irará (BA) 

O diferencial da Educação para Jovens e Adultos da Escola Municipal Irarazinho é o afeto da equipe que envolve a supervisão, a coordenação e os professores. Localizada em Irará (BA), a instituição é um local seguro para homens que querem fugir do alcoolismo e para mulheres que buscam acolhimento e amizade. A sede contém 115 alunos matriculados e também funciona em um anexo, em uma comunidade próxima, para estar mais perto de onde os alunos moram.  

A Escola Municipal Irarazinho mantém um acompanhamento próximo, com busca ativa, diálogo e processos de formação. Alguns dos projetos para atrair alunos são a contratação de carros de som, reuniões na frente de casas e até mesmo uma barraca na feira livre de Irará.

7. Escola Estadual Indígena Ivy Poty Aldeia Te Yikue – Caaraó (MS) 

Ivy Poty, do guarani, significa Flor da Terra. A aldeia Te Yikue, em Caparaó (MS), abriga a Escola Estadual Indígena Yvy Poty. A instituição ampara famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade e violência. Muitos jovens crescem sem nenhuma perspectiva, pois são vítimas constantes de preconceitos e tentativas de exclusão. 

Além de prepará-los para o ensino superior, um dos diferenciais da Ivy Poty é oferecer alternativas de geração de renda. A escola ensina a produzir e a vender objetos sustentáveis com materiais da própria região como bambu e cipó. A Ivy Poty também promove um festival de desenhos e grafismos que incentiva o desenvolvimento das habilidades artísticas, a criatividade, o envolvimento, a interação e o protagonismo juvenil. 

SESI e Futura juntos por uma educação transformadora 

Os episódios das séries É sobre isso e De volta às aulas vão ao ar, respectivamente, às quartas-feiras, às 18h30, e às quintas, no mesmo horário. Caso não consiga ver ao vivo, posteriormente os vídeos ficam disponíveis na plataforma Canais Globo. Confira também as playlists completas no canal do SESI no YouTube. 

Relacionadas

Leia mais

SESI e Futura lançam séries sobre a EJA e a implementação do Novo Ensino Médio
SESI e Canal Futura lançam programação especial para a semana da educação
Futuras Cientistas: alunas de escolas públicas desenvolvem projeto científico no SESI-BA

Comentários