Conheça 5 áreas de inovação em nanotecnologia para a indústria

Capaz de aprimorar diferentes materiais, a nanotecnologia permite o desenvolvimento de produtos e serviços ainda melhores

A indústria cria uma série de soluções para o dia a dia das pessoas, e um dos desafios é desenvolver produtos mais eficientes. Ou seja, melhorar os que já existem, com funções e desempenho ainda mais satisfatórios. Podem ser cosméticos com prazo de validade maior; roupas que monitoram sinais vitais do corpo humano e com capacidade de não absorver manchas; embalagens inteligentes de alimentos que avisam se a comida ainda está própria para consumo ou não.

Na nanomedicina, a nanotecnologia pode ajudar no diagnóstico de doenças, além de desenvolver terapias, graças a nanossensores que detectam sintomas e monitoram atividades. A nanotecnologia também tem tudo a ver com a melhoria de sistemas computacionais, como na fabricação de dispositivos eletrônicos mais eficientes. 

E quem não quer um sistema de transporte público em que se sabe se o ônibus está atrasado ou chegando? Isso é possível porque a nanotecnologia viabiliza o sensoriamento para a Internet das Coisas, já que sensores e atuadores são desenvolvidos com nanomateriais. “A aplicação do conceito de Internet das Coisas requer que dispositivos, aparelhos, instrumentos, veículos, entre outros, estejam todos conectados à internet, com comunicação entre si. Isso é possível com a disseminação de sensores e atuadores em grande escala, que geralmente são construídos com nanomateriais e/ou usando técnicas da nanotecnologia”, explica Osvaldo Novais, especialista em nanotecnologia e professor da Universidade de São Paulo (USP). 
 
Novais também destaca a transversalidade da nanotecnologia, por compor diferentes tecnologias. “A nanotecnologia possibilita que áreas como medicina, química, física e biologia sejam integradas em projetos de pesquisa e desenvolvimento, com aplicações também em indústrias de diferentes ramos, como a automotiva, têxtil, de alimentos e de eletrônica", justifica Novais.  

A nanotecnologia – uma das oito inovações estudadas pelo Indústria 2027 – é promissora porque melhora a propriedade de materiais diversos e, assim, otimiza o cotidiano. Confira, a seguir, 5 áreas de inovação em nanotecnologia para a indústria:
 

SAIBA MAIS - O Indústria 2027 é um estudo que avalia o impacto de oito tecnologias em 10 setores da indústria. O projeto é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Acesse o site do projeto para conhecer todos os detalhes!

Relacionadas

Leia mais

MCTIC avança na elaboração de marco regulatório para nanotecnologia no Brasil
Evolução da nanotecnologia no Brasil requer aproximação entre universidade e indústria
VÍDEO: SENAI estuda inovações em nanotecnologia para melhorar a indústria brasileira

Comentários