Alunos de comércio e serviços estão prontos para a WorldSkills

Alunos formados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) demonstrarão seus talentos pondo em prática o conhecimento adquirido durante os cursos

Já parou para pensar quantas vezes você é servido durante o dia? Entra em um restaurante e é recebido pelo garçom, que leva o seu pedido ao cozinheiro. Vai ao salão de beleza e o cabeleireiro corta, colore e escova seus cabelos.

Para que esses serviços sejam bem prestados, é necessário bem mais do que simpatia e vontade de servir. É importante ter qualificação profissional. Assim como as carreiras da indústria, ocupações ligadas à área de serviços também serão avaliadas na WorldSkills São Paulo 2015, maior competição de educação profissional do mundo.

Alunos formados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) demonstrarão seus talentos pondo em prática o conhecimento adquirido durante os cursos. Serão seis ocupações: Cuidados de Saúde e Apoio Social, Florista, Cozinha, Serviço de Restaurante, Cabeleireiro e Estética & Bem-estar. Conheça cada uma delas:

•    Estética e Bem-estar
O profissional dessa área atua em embelezamento, promoção, proteção, manutenção e recuperação estética da face e do corpo, avaliando, indicando e aplicando procedimentos como massagem, depilação, maquiagem, manicure e pedicure. Na WorldSkills 2015, o Brasil será representado na ocupação por Sara Ariane Aguiar Lima, 21 anos, do Ceará.

•    Cabeleireiro
É responsável por realizar procedimentos de embelezamento e cuidados nos cabelos, com a finalidade de ressaltar a aparência e a personalidade dos clientes. O pernambucano Aldair da Silva Santos é o competidor que enfrentará os desafios da ocupação.

•    Cozinha
Profissional capacitado para planejar cardápios, preparar uma variedade de alimentos atraentes e nutritivos conforme as regras de segurança e higiene, demonstrar habilidade técnica nos processos de produção de nível internacional, dentro dos padrões de custos estabelecidos por cada empreendimento. O gaúcho Ricardo Dornelles, 22 anos, é o representante do Brasil na ocupação Cozinha.

•    Florista
Cria composições com flores, folhagens, plantas e acessórios, considerando as regras teóricas sobre composição, cor, criação e técnica. Produz buquês, arranjos e outros elementos. Milena Berkembrock, de 17 anos, é a competidora de Santa Catarina que concorrerá pelo Brasil.

•    Cuidados de Saúde e Apoio Social
Compreende a realização de ações de prevenção, promoção, e recuperação da saúde individual e coletiva dos indivíduos, em todos os níveis de complexidade, utilizando tecnologias de saúde para prestar cuidados nas etapas do desenvolvimento humano. A mineira Julia Gabriela dos Santos Machado, 19 anos, representa o país na ocupação.

•    Serviço de Restaurante
Essa ocupação abrange o trabalho realizado por garçons, maîtres e sommeliers. Inclui, entre outras atividades, a recepção e o acolhimento do cliente, o serviço de alimentos e bebidas e os cuidados com a arrumação do ponto de venda. Ficou com o baiano Andeson Fonseca de Almeida, de 20 anos, o desafio de trazer medalha para o Brasil na ocupação.

Relacionadas

Leia mais

Senadores elogiam conquista de 2º lugar do Brasil na WorldSkills
SENAI do Rio Grande do Sul conquista dois ouros e uma prata na WorldSkills 2017
CNI, SENAI e IEL assinam acordos de cooperação para inovação com ABDI e Embrapii

Comentários