Um projeto implementado na Escola Visconde de Mauá, do Serviço Social da Indústria (SESI) do Amapá, vai ajudar centenas de jovens a decidirem a profissão que desejam seguir. Essa é a ideia do Projeto Profissões. O público-alvo são os estudantes do ensino fundamental II e do ensino médio articulado à Educação Profissional (EBEP).
Como primeira ação do Projeto, duas turmas do 9º ano do SESI visitaram os laboratórios dos cursos ofertados em Macapá pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Na ocasião, os adolescentes conversaram com instrutores e tiraram dúvidas sobre as carreiras nas áreas de Informática, Construção Civil, Metalmecânica, Segurança do Trabalho, Costura Industrial, Elétrica, Panificação, Mecânica Automotiva e Refrigeração.
De acordo com a professora de História do SESI AP Dilena Cavalcante, as atividades que serão desenvolvidas ao longo do projeto têm o objetivo de dar mais segurança às escolhas futuras. “Nossa intenção é mostrar as áreas profissionais que os jovens podem seguir, considerando as exigências do mercado de trabalho, e orientá-los. Por isso começamos a fazer visitas em instituições de ensino para que eles consigam vislumbrar as carreiras. Ao conhecermos o SENAI, mostramos que a opção pode ser feita já no ensino médio, caso queiram seguir profissões técnicas”, destacou uma das idealizadoras do projeto.
Para a aluna Carolina Alcântara, conhecer um pouco da rotina dos cursos foi uma excelente experiência. “Observar a prática das profissões e poder conversar com pessoas formadas na área foram alguns dos pontos positivos da visita que fizemos aos laboratórios. Isso é de extrema importância, afinal, nós ainda estamos definindo qual caminho seguir”, completou a estudante.
Além das visitas, o projeto também contempla palestras e a realização de uma feira de profissões, prevista para o mês de outubro.