9 coisas que você não sabia sobre a WorldSkills

Essa é a maior competição de educação profissional do mundo

1- WorldSkills é tradição global
Essa é 43ª edição da maior competição de educação profissional do mundo, que vai reunir 1.200 jovens competidores de 62 países. Cada um deles vai disputar o título de melhor profissional do planeta em 50 ocupações técnicas da indústria e do setor de serviços, como robótica, tornearia, desenho mecânico, soldagem, construção de moldes, eletricidade industrial, web design e confeitaria.

2- É a 16ª participação do Brasil na WorldSkills
Neste ano, estudantes do SENAI e do Senac representam o Brasil na competição, que acontece uma vez a cada dois anos. Desde que o Brasil começou a participar, em 1983, conquistamos 68 medalhas e 111 certificados de excelência, com significativa melhoria nos últimos anos. Para se ter uma ideia, em 2005 ganhamos cinco medalhas. Em 2013, foram 12. Ao longo desses anos, o número de competidores brasileiros também cresceu. Eram 28 em 2011 e, neste ano, serão 56.

3- É a primeira vez que a WorldSkills acontece na América Latina
Sexta cidade mais populosa do mundo, São Paulo tem quase 12 milhões de habitantes vindos de todos os cantos do Brasil e do mundo. A metrópole é o principal polo industrial do país, com grande diversidade produtiva. Por lá, existem 249 escolas técnicas, sendo 22 do SENAI.

4 – Recorde de espaço!
A WorldSkills São Paulo 2015 ocupará 213 mil metros quadrados do Anhembi Parque, abrangendo Pavilhão de Exposições, Sambódromo e Palácio de Convenções. É o maior evento já recebido pelo espaço, que, pela primeira vez na história, terá as três áreas do complexo utilizadas simultaneamente.

5- A competição reunirá os maiores talentos do ensino profissional do mundo!
São jovens de 16 a 22 anos de idade, que passaram por cursos de formação profissional e por seletivas nacionais para disputar o título de melhor do mundo nas profissões que escolheram.

Nas provas, os competidores executam tarefas do dia a dia do trabalho nas empresas. Por exemplo, os jovens que competem na ocupação de mecatrônica, precisam desenvolver um sistema automatizado para um processo industrial, como a colocação de tampas em garrafas de bebidas. Já quem disputa na ocupação de tornearia a CNC é desafiado a produzir peças e componentes metálicos utilizando o computador. Os concorrentes de marcenaria devem fazer móveis e, os de panificação, diversos tipos de pães. Vencem aqueles que fazem a prova dentro prazos e de padrões internacionais de qualidade.

6- A edição 2015 da disputa terá a maior delegação brasileira da história
Cinquenta e seis jovens profissionais representarão o Brasil na 43ª WorldSkills. A equipe brasileira é formada por 50 alunos formados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e seis do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Essa é a maior delegação já reunida pelo país para a competição internacional. A seleção dos brasileiros para a competição mundial começa nas escolas de formação profissional. Os melhores alunos são convidados a participar da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento.

7- As cinco regiões do Brasil estão representadas na delegação brasileira!
São 34 competidores da região Sudeste, 11 da região Sul, 4 da Centro-Oeste, 2 da região Norte e 5 da região Nordeste!

8- Quem realiza a competição
A instituição WorldSkills International, responsável por promover a WorldSkills Competition, neste ano em parceria com o SENAI, reúne 74 países e regiões membros, incluindo o Brasil, e sua principal missão é estimular a formação profissional dos jovens e apoiar o desenvolvimento e a preparação de profissionais para a indústria e o setor de serviços desde 1950.

9 – SENAI
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Oferece cursos voltados a 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica e, desde que foi criado, em 1942, formou 65 milhões de trabalhadores. Atualmente, a instituição tem 518 unidades fixas e 504 unidades móveis distribuídas em 2,7 mil municípios. O SENAI também mantém uma rede de institutos de inovação e tecnologia que presta serviços laboratoriais e de desenvolvimento de produtos e processos para a indústria.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: A WorldSkills é muito mais que uma competição. Veja o último episódio do programa
Competições de educação profissional melhoram ensino em sala de aula
Empresas buscam profissional qualificado capaz de solucionar problemas, afirmam especialistas em debate promovido pelo SENAI

Comentários