1. Feira de Hanover - Alemanha
A maior feira de automação industrial do mundo atraiu uma delegação brasileira de peso. A missão, articulada pelo CIN do Rio Grande do Sul, levou à Alemanha 116 empresários de 62 indústrias brasileiras em abril. Além de visitar as fábricas da Airbus e da Volkswagen, os participantes conheceram potenciais parceiros e investidores. A expectativa de negócios gerados foi de US$ 16,3 milhões.
2. Beauty World Middle East - Dubai
O cosmético nacional foi um dos destaques da Beautyworld Middle East, feira realizada em Dubai em junho, considerada a principal porta de entrada para o enorme mercado de beleza no Oriente Médio. Liderado pelo CIN do Pará, o grupo de 27 empresas brasileiras de cosméticos aproveitou a oportunidade para expandir o network com compradores estrangeiros e também as chances de conquistar mercados externos. A expectativa é transformar as intenções em negócios superiores a US$ 11 milhões.
3. Summer Fancy Food - Estados Unidos
Se uma empresa de alimentos orgânicos, gourmets ou especiais pretende entrar no exigente mercado norte-americano, esta é a feira para fazê-lo. Em julho, a oportunidade foi aproveitada por 33 empresas brasileiras, coordenadas pelo CIN de São Paulo. Além dos encontros de negócio, que ajudaram a fechar quase US$ 19 milhões em contratos, quem integrou a missão conheceu experiências bem sucedidas de brasileiros que conseguiram sucesso nos Estados Unidos e também como é o passo a passo para começar a vender no país.
4. Belleza y Salud - Colômbia
A Colômbia é o quinto maior consumidor de cosméticos brasileiros. As oportunidades do país vizinho atraíram 23 empresas do Brasil a participar da Feira Belleza y Salud, principal porta de entrada para o atraente mercado da beleza da Colômbia, realizada em agosto. Liderados pelo CIN de Goiás, os empresários voltaram entusiasmados com as negociações iniciadas em Bogotá. Estima-se que as negociações resultem em mais de US$ 6,3 milhões em exportações ao país até 2016.
5. Offshore Europe - Escócia
Realizada a cada dois anos em Aberdeen, a Offshore Europe é considerada uma das mais importantes feiras para a cadeia de produção de petróleo e gás. Em setembro deste ano, o CIN de Minas Gerais liderou uma comitiva empresarial brasileira composta por 27 empresas, que tiveram mais de 240 encontros de negócios e estimam ter feito mais de US$ 8,4 milhões em negócios, parcerias e perspectivas de investimentos.
6. Circuito de Moda em Nova York - Estados Unidos
Não é à toa que Nova York é considerada a capital mundial da moda. A cidade não apenas hospeda as maiores marcas internacionais, mas é celeiro fértil de inovação e novos talentos. Por isso, um grupo de 32 empresas brasileiras de moda fez parte de uma missão técnica organizada pelo CIN do Ceará rumo a Nova York, em outubro. Os empresários passaram por um curso de capacitação na Parsons, uma das maiores escolas de moda do mundo, fizeram pesquisa de tendências e visitas guiadas a lojas de grandes marcas americanas. Negócios também foram fechados: estima-se que só este grupo celebre contratos superiores a US$ 3 milhões até 2016.
7. Feira de Anuga - Alemanha
Outubro foi a vez de 37 empresas brasileiras participarem de um dos mais relevantes encontros da indústria de alimentos do mundo, que reúne mais de 7 mil expositores de 100 países. Na Feira de Anuga, em Colônia, na Alemanha, são conhecidos produtos novos, tendências e o que há de mais moderno em tecnologias de produção. Em mais de 410 encontros de negócios, as companhias, auxiliadas pelo CIN do Rio Grande do Sul, estimam ter feito negócios de mais de US$ 5,3 milhões ao longo de 12 meses.
8. Feira de Canton - China
Todos os anos a cidade de Guangzhou sedia o principal evento de negócios na China. As incontáveis oportunidades de formar parcerias, fechar contratos de compra e venda, além do contato com quase 25 mil expositores de setores variados, atraíram uma delegação de 47 empresas brasileiras. A missão, realizada em outubro, foi articulada pelo CIN do Amazonas, dentro do convênio com o Sebrae para fomentar a internacionalização de micro e pequenas empresas. A expectativa dos participantes é fechar negócios de US$ 15,6 milhões nos próximos doze meses.