6 serviços incríveis do SENAI para indústria brasileira

No aniversário de 79 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, destacamos seis tipos de ações que o SENAI tem para bombar a competitividade da indústria brasileira

Um dos cinco maiores complexos privados de educação profissional do mundo e o maior da América Latina, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) tem transformado a indústria e o perfil do trabalhador brasileiro com inovação, novas tecnologias e capacitação técnica.

Trabalho que começou em 1942 e, em quase oito décadas, se multiplicou por meio de uma rede estruturada, com capilaridade para atender os quatro cantos do país. Já são mais de 78 milhões de trabalhadores formados em 28 áreas da indústria brasileira, com cursos que vão da iniciação profissional à pós-graduação.

Nesta sexta-feira (22), o SENAI completa 79 anos presente em mais de 3.200 municípios com 583 unidades fixas e 457 unidades móveis, sendo dois barcos-escola. Nos últimos anos, a entidade incorporou novas tecnologias, antecipou tendências e investiu em 27 institutos de inovação e 60 institutos de tecnologia para pesquisa e oferta de serviços de ponta.

Em 2020, além de 1,96 milhão de matrículas, o SENAI realizou mais de 75 mil atendimentos em Serviços de Tecnologia e Inovação. Mais de 10 mil empresas foram atendidas; incluindo a capacitação profissional e as consultorias técnicas e tecnológicas.

Conheça os seis serviços para sua empresa:

1. Contrate.me

O Contrate-me é uma ferramenta com um processo de seleção inteligente e inovador, que encontra o perfil ideal para as vagas oferecidas pela sua organização. As empresas cadastram suas vagas e os candidatos cadastras seus currículos. Entre as vantagens está a seleção de candidatos compatíveis com a cultura da empresa e características do trabalho. 

2. Aprendizagem 4.0

O Programa SENAI de Aprendizagem 4.0 foi desenvolvido para oferecer mão de obra de alta qualidade, preparada para atender às demandas da indústria. É um programa de aprendizagem em formato mais digital e ágil, reunindo competências técnicas requeridas pela Indústria 4.0, e competências socioemocionais, fundamentais para o mundo do trabalho hoje. Atualmente, oferece cursos em Manufatura Avançada 4.0 e de Tecnologia da Informação 4.0.

3. Institutos SENAI de Inovação

A rede de Institutos SENAI de Inovação atua em todo o território nacional com foco em pesquisa aplicada, emprego do conhecimento de forma prática, desenvolvimento de novos produtos e soluções customizadas para as empresas ou de ideias que geram oportunidades de negócios.

Pesquisadora do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos, no Rio de Janeiro
Instituto SENAI de Inovação de Biossintéticos é um dos labs que integram a rede nacional. José Paulo Lacerda/CNI

Os institutos trabalham desde a fase pré-competitiva do processo inovativo e atuam até a etapa final de desenvolvimento, quando o novo produto está prestes a ser fabricado pela indústria.

4. Institutos SENAI de Tecnologia

Os Institutos SENAI de Tecnologia, por meio de suas 58 unidades espalhadas pela Brasil, atuam no desenvolvimento de soluções tecnológicas para criar novos processos e produtos e na prestação de serviços técnicos especializados de metrologia e consultoria.

5. Plataforma Inovação para a Indústria

Com o objetivo de aumentar a produtividade e competitividade da indústria brasileira, a Plataforma Inovação para a indústria é um instrumento de financiamento de produtos, processos ou serviços inovadores.

Podem participar das chamadas empresas do setor industrial de todos os portes, inclusive startups de base tecnológica.

6. Cursos in company

Com cursos de curta duração, de 40 a 160 horas, o SENAI pode levar qualificação ou aperfeiçoamento de colaboradores para dentro da indústria. Os programas são desenhados para atender às demandas de cada empresa.


Conheça outros temas da indústria:  Robótica, Indústria 4.0Reforma TributáriaNova Lei do Gás,  Comércio ExteriorPolítica IndustrialInfraestruturaSaneamento BásicoBioeconomia , Economia

Relacionadas

Leia mais

SENAI completa 79 anos com 79% de desconto em dez cursos
Emprego cresce na indústria em um movimento atípico para dezembro
VÍDEO: Já ouviu falar do SENAI Play? O Tem Vaga! mostra tudo sobre essa novidade

Comentários