5 sugestões para a ampliação do crédito para micro e pequenas empresas

As propostas foram entregues para o deputado Otávio Leite, que é relator do projeto de lei que altera a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas

O financiamento é um dos elementos-chave para o desenvolvimento e a competitividade das empresas brasileiras, pois possibilita investimentos em parque industrial, em novas plantas, máquinas e equipamentos, pesquisa e desenvolvimento. As empresas, no entanto, encontram dificuldades para financiar as atividades produtivas. 

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou ao relator do projeto que altera a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, deputado Otávio Leite, cinco propostas para ampliar o acesso ao crédito para as micro e pequenas indústrias brasileiras. A entrega aconteceu nesta quarta-feira (25), durante o 5ª Seminário Pense nas Pequenas Primeiro, que teve como tema os desafios para a retomada do crédito.

1. Implementação efetiva do Cadastro Positivo

Previsto na Lei 12.414/11, o cadastro positivo cria um banco de dados com informações de operações de crédito, pagamento de dívidas e de cumprimento de outras obrigações, criando a figura do consumidor positivo, de pessoas físicas e jurídicas.

2. Instituição do Sistema Nacional de Garantia de Crédito

A flexibilização da questão das garantias. A pequena empresa tem dificuldades em apresentar garantias reais. Há espaço para avançarmos na ampliação de uso de recebíveis, dos fundos garantidores e a regulamentação da sociedade de crédito.

3. Alterações na operacionalização do Fundos Constitucionais de Financiamento

Reduzir a imprevisibilidade e fazer de fato chegar condições mais favoráveis nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

4. Utilização das Fintechs como agente de fomento à atividade produtiva

Utilizar as novas tecnologias das Fintechs como agentes de financiamento às empresas, assim como já começaram a fazer com as pessoas físicas.

5. Desburocratização do acesso ao crédito oferecido pelo BNDES

Melhorar o acesso aos financiamentos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), seja por meio de agentes repassadores, seja por ampliação dos financiamentos diretos em condições compatíveis com o tamanho das empresas.

Relacionadas

Leia mais

Confiança do brasileiro ainda é insuficiente para reativar o consumo, avalia CNI
REPORTAGEM ESPECIAL: Investimentos e gestão privada dos empreendimentos impulsionam modernização da infraestrutura
Acesso ao crédito para micro e pequenas empresas reúne empresários e governo na CNI

Comentários