5 curiosidades sobre a indústria catarinense

Confira 5 curiosidades sobre a indústria de Santa Catarina, segundo maior polo têxtil do Brasil

1. Quarto maior parque industrial do país
Com cerca de 50 mil indústrias, o estado possui o quarto maior parque fabril do Brasil. É, ainda, o quinto em número de trabalhadores. São 805,4 mil empregados nos mais variados setores industriais.

2. Maior produtor de carne suína e pescados do Brasil
Santa Catarina é berço da multinacional BRF - Brasil Foods, que possui unidades em vários países e é fruto da união das tradicionais marcas Sadia e Perdigão; e da WEG, líder na fabricação de motores elétricos e que se destaca por empregar tecnologia de ponta.

3. 10º maior exportador do país
As fábricas estão espalhadas por toda a região e produzem diversos produtos, os quais são comercializados em todos os continentes. Carnes de aves e de suínos, produtos de refrigeração, autopeças, produtos cerâmicos, motores elétricos e móveis estão entre os artigos mais exportados.

4. Segundo maior polo têxtil do Brasil
Santa Catarina é o maior exportador de roupas de cama, banho e de cozinha, atoalhados de algodão e camisetas de malha de algodão. Marcas como Hering, Karsten, Teka e Renaux foram fundadas pelos imigrantes alemães no século XIX e são pioneiras na história da industrialização nacional.

5. 6º maior PIB industrial
Com PIB industrial de R$ 50,4 bilhões, Santa Catarina ocupa posição de destaque no cenário nacional. Os setores que mais empregam são o de têxtil e vestuário, o da construção e o de alimentos.

Relacionadas

Leia mais

Santa Catarina inaugura novos Institutos SENAI de Inovação com tecnologias de ponta
Distinção entre atividades fim e meio prejudica regras para terceirização
7 motivos para visitar a WorldSkills 2015, em São Paulo

Comentários