4 razões para participar de uma feira de moda

A 27ª edição da Minas Trend acontece nos próximos dias 19, 20 e 21 de abril. Eventos como esse ajudam a fortalecer a marca e a encontrar novos clientes

Nos últimos anos, empresas do setor têxtil ingressaram no mundo digital para manter os negócios funcionando e alcançarem mais clientes, mas as facilidades virtuais não são suficientes para suprir todas as necessidades de uma marca. As ações on e offline têm que andar juntas para conquistar e fidelizar o público.

Inclusive, uma boa oportunidade para colocar isso em prática se aproxima: a Minas Trend Primavera Verão 2023! A 27ª edição acontece nos próximos dias 19, 20 e 21 de abril e promete reunir lojistas, compradores e influenciadores que estão de olho nas tendências. O evento ocorre no Expominas, o maior salão de negócios da América Latina, em Belo Horizonte.

A Agência de Notícias da Indústria separou quatro razões para você participar de uma feira de moda presencial como a Minas Trend. Confira, a seguir:

1. Fortalecimento da marca

Levar sua empresa para os eventos faz com que as pessoas se lembrem dela – e isso inclui clientes antigos, possíveis novos compradores e até mesmo concorrentes.

2. Aproximação dos clientes

Em uma feira de moda, o público vem até você. Assim, sua empresa tem a oportunidade de estreitar o relacionamento e entender suas principais dores e desejos.

3. Oportunidades de negócios

As feiras trazem oportunidades de negócios, contratos com compradores nacionais e internacionais, além de outros tipos de parcerias.

4. Ampliação do networking

As feiras são uma oportunidade para conhecer de forma mais profunda os stakeholders – fornecedores, profissionais capacitados e clientes.

Mais sobre a Minas Trend

O assunto principal da feira de moda este ano é a importância da sustentabilidade ambiental, social e de gênero nas empresas. A programação é composta por webinars, workshops e estudos de mercado que trarão ideias, dados e práticas adequadas às realidades das empresas. Com isso, elas poderão se adequar e aperfeiçoar produtos, meios de produção, branding e comunicação a essas tendências, que têm sido fator primordial para a atrair novos clientes dentro e fora do país.

Durante o encontro, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio da Rede de Centros Internacionais de Negócios (CIN), vai promover rodadas de conversas entre os expositores brasileiros com compradores internacionais. Em 2019, antes da pandemia de Covid-19, a visita da Rede CIN ao evento rendeu 103 reuniões para 49 inscritos. Com isso, a instituição movimentou cerca de U$ 6,6 milhões em negócios. 

O setor têxtil é o segundo maior empregador da indústria de transformação

A indústria têxtil no Brasil

Conhecido dentro e fora do país pela autenticidade e por grandes recursos, o setor têxtil é o segundo maior empregador da indústria de transformação. Em 2021, segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e o Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI), cerca de 1,36 milhões de pessoas atuavam no setor e desses 60% são mulheres.

Além disso, as importações e as exportações de matéria prima e produtos têxteis aumentaram no ano passando. O Ministério da Economia registrou US$ 5,2 bilhões em importações e US$ 1,06 bilhão em exportações em 2021, sem contar com a fibra de algodão.

O Brasil é a maior cadeia têxtil completa do Ocidente. Só nós ainda temos desde a produção das fibras, como plantação de algodão, até os desfiles de moda, passando por fiações, tecelagens, beneficiadoras, confecções e forte varejo.

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