4 indicadores que mostram a integração da indústria brasileira ao mercado global

Os Coeficientes de Abertura Comercial revelam o grau de integração da economia brasileira ao mercado mundial e a exposição da indústria aos choques externos, como a recente valorização do dólar frente ao real

Os Coeficientes de Abertura Comercial revelam o grau de integração da economia brasileira ao mercado mundial e a exposição da indústria aos choques externos, como a recente valorização do dólar frente ao real. Os resultados do primeiro semestre de 2016 mostram, por exemplo, que a alta do dólar impulsionou as exportações e reduziu as importações de insumos industriais na indústria de transformação brasileira. São quatro os coeficientes, calculados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a  Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex). Veja o que eles revelam:

1. Coeficiente de exportação
O indicador mede a participação das vendas externas no valor da produção da indústria de transformação. Com isso, mostra a importância do mercado externo para a indústria. Quanto maior o coeficiente, maior é a importância do mercado externo para o setor. O Coeficiente de Exportação a preços constantes, que exclui os efeitos das variações de preços, subiu de 14,2% em 2015 para 15,8% nos últimos 12 meses encerrados em maio de 2016. Isso significa que a indústria de transformação brasileira exportou 15,8% da produção, o maior percentual desde 2009.

2. Coeficiente de penetração de importações
O indicador mede a participação dos produtos importados no consumo brasileiro. Quanto maior o coeficiente, maior é a participação de importados no mercado interno. O coeficiente de penetração das importações a preços constantes caiu para 16,5% nos últimos 12 meses encerrados em maio de 2016. Isso significa que, entre todos os produtos consumidos no país naquele período, 16,5% foram importados. O indicador está abaixo dos 18,8% registrados em 2011, antes das desvalorizações do real frente ao dólar.

3. Coeficiente de insumos industriais importados
O indicador mede a participação dos insumos industriais importados no total de insumos industriais adquiridos pela indústria de transformação. Quanto maior o coeficiente, maior é a utilização de insumos importados pela indústria. O indicador vem caindo desde 2014 e alcançou 23,6% a preços constantes nos  últimos 12 meses terminados em maio. Isso significa que a indústria está substituindo insumos importados por nacionais, principalmente nos setores de impressão e reprodução, têxteis e metalurgia.

4. Coeficiente de exportações líquidas
O indicador mostra a diferença entre as receitas obtidas com as exportações e as despesas com a importação de insumos industriais, ambos medidos em relação ao valor da produção. Se o coeficiente é positivo,  a receita com exportação é maior do que os gastos com importações de insumos industriais. Nos 12 meses terminados em maio de 2016, o coeficiente subiu para 6,6% a preços correntes. Em 2014, era de 0,2%.

Relacionadas

Leia mais

Faturamento da indústria acumula queda de 5,9% no primeiro semestre, informa CNI
Brasil deve usar melhor mecanismos da OMC para derrubar barreiras às exportações, avalia CNI
Sobre a propriedade intelectual no Brasil: com a palavra, a indústria e o mercado global

Comentários