O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está preparado para o retorno seguro das aulas práticas presenciais. Um protocolo com orientações de saúde e segurança foi elaborado para orientar as unidades e estudantes dos cursos técnicos de todo o país. A retomada deve seguir também as normas das autoridades do município e do estado em que estão localizados.
Veja: Guia completo de retomada das aulas presenciais
Confira 5 recomendações para as escolas:
1. Identificar os grupos de risco
Antes da retomada, cada escola do SENAI deve entrar em contato com os alunos para identificar quais fazem parte dos grupos de risco. Somente poderão voltar às atividades quem estiver fora desse grupo.
2. Priorizar cursos com atividades obrigatórias
As escolas devem priorizar as áreas que mais necessitam do momento presencial, como eletrotécnica, mecânica e automação industrial.
3. Realizar o distanciamento e adaptações físicas
As aulas em oficinas e laboratórios terão apenas metade da turma. As mesas duplas deverão ser ocupadas por apenas uma pessoa. As escolas também deverão fazer as mudanças físicias para manter o distanciamento entre instrutores e alunos.
4. Sinalizar os ambientes de uso coletivo
As escolas deverão colocar cartazes com orientações em ambientes coletivos. Os locais deverão ser higienizados a cada duas horas. As estações de trabalho também devem ser desinfectadas antes e depois das aulas.
5. Desative as catracas
As catracas devem ser desativadas e será preciso identificar com faixas o distanciamento e corredores.
Confira 5 cuidados que os alunos devem adotar:
1. Sem adereços
Os alunos não devem usar bijuterias nem adereços de metal, além de usar o cabelo preso.
2. Leve o seu próprio kit
O kit deve conter álcool em gel, recipiente para beber água, máscaras para trocar durante o período, lenço umedecido, e saquinho para colocar os produtos que manuseou.
3. Cuidados ao usar os banheiros
Só poderá entrar uma pessoa por vez nos banheiros coletivos. A porta principal deve permanecer aberta para identificar que não há usuário. As torneiras com distância menor que dois metros deverão ser inutilizadas.
4. Bebedouro apenas para encher a garrafa
Os bebedouros só poderão ser usados para encher garrafas que o aluno deverá trazer de casa. As escolas deverão fazer marcações para manter a distância segura de afastamento.
5. Monitorar e avaliar
Uma equipe médica deverá monitorar a temperatura de alunos e colaboradores. No caso de diagnóstico positivo, a recomendação é afastar quem teve contato próximo por 14 dias.
A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise
Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.