Conheça os competidores que representam o Brasil no WorldSkills 2013

Um breve perfil dos representantes brasileiros das categorias Tecnologia da Informação e da Comunicação, Artes Criativas e Moda e Serviços Sociais e Pessoais

Em menos de duas semanas, os 41 competidores que representam o Brasil no WorldSkills 2013 seguem para a Alemanha em busca de uma conquista única para o país: o primeiro lugar no maior torneio de educação profissional do mundo. Para isso, esses jovens vão enfrentar desafiantes de mais de 50 países das Américas, Europa, Ásia e África.

A competição simula desafios de profissões com base na execução de tarefas do dia a dia do trabalho, dentro de padrões internacionais de qualidade. O Portal da Indústria apresenta, hoje e amanhã (19), os 41 representantes e informações sobre  as modalidades de cada um.

Confira abaixo os competidores das categorias Tecnologia da informação e da comunicação , Artes criativas e moda e Serviços sociais e pessoais .

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO

STI - Sistema de Transporte da Informação
Os profissionais que atuam em STI devem ser capazes de identificar e implementar soluções de convergência dos vários serviços de dados, voz ou imagem em um única infraestrutura de rede, seja ela para uso em edifícios comerciais, industriais ou residenciais.

Competidor : Jader Lucas de Souza Santos
Estado: Minas Gerais
Idade: 20 anos
Entrou no Centro Tecnológico de Eletroeletrônica Cesar Rodrigues, do SENAI de Belo Horizonte (MG), em agosto de 2009 para o curso de aprendizagem em telecomunicações

Impressão Offset
A impressão de produtos offset envolve a produção de materiais impressos em máquinas de impressão do tipo sheet-fed, além de outros  equipamentos que são necessários para a realização de acabamentos dos produtos fabricados.

Competidor : Lucas de Souza Cardoso
Estado: Rio Grande de Sul
Idade: 19 anos
Entrou na Escola Henrique d’Ávila Bertaso (SENAI-Porto Alegre) em fevereiro de 2010, no curso de aprendizagem de pré-impressão.

Instalação e Manutenção de Redes
O profissional que atua em instalação e manutenção de redes de computadores realiza serviços de administração de ambientes computacionais, definindo parâmetros de utilização, implantando rotinas e projetos, controla os níveis de serviço dos sistemas operacionais e redes e presta suporte técnico no uso de equipamentos e programas.

Competidor : Thiago Villamagna Machado
Estado: São Paulo
Idade: 20 anos
Entrou na Escola Suíço-Brasileira do SENAI São Paulo em janeiro de 2008 para fazer o curso técnico em redes de computadores

Soluções de Software
Especialistas em TI estão aumentando nas grandes demandas de muitas áreas, sendo que uma delas é o provimento de soluções de softwares para negócios. Os competidores desta modalidade têm conhecimentos profundos de programas e ferramentas importantes para empresas, e podem desenvolver soluções personalizadas para cada tipo de necessidade.

Competidor : Leonardo Felix Gajardo
Estado: São Paulo
Idade: 18 anos
Entrou na Escola SENAI Suíço-Brasileira em janeiro de 2011 para o curso técnico de redes de computadores.

Web Design
Os competidores desta categoria produzem e mantêm sites, que incluem links, elementos gráficos, textos, vídeos e outras mídias. Utilizando softwares, bibliotecas de código aberto e frameworks, os webdesigners devem desenvolver interfaces com boa usabilidade e acessibilidade.

Competidor : William Adriano Martins
Estado: São Paulo
Idade: 20 anos
Entrou na Escola SENAI Suíço-Brasileira em janeiro de 2010 para fazer o curso técnico em redes de computadores.

ARTES CRIATIVAS E MODA

Design Gráfico
Designers gráficos tipicamente trabalham em agências publicitárias, departamentos de comunicação de empresas, gráficas e bureaus de imagem. Suas habilidades e competências incluem formulação de ideias e layouts, tipografia, produção de gráficos, impressão e apresentação do produto final. A atividade abrange todo tipo de representação gráfica, inclusive em 2D, 3D e processamento de imagens.

Competidor : Ricardo Calvi Vivian
Estado: Rio Grande do Sul
Idade: 20 anos
Entrou Escola Henrique d’Ávila Bertaso, do SENAI em Porto Alegre, em fevereiro de 2010, no curso de aprendizagem de pré-impressão.

Joalheria
Os joalheiros têm habilidade de reproduzir , a partir de um desenho técnico, joias feitas de vários tipos de metais preciosos. Esses profissionais, por meio de técnicas e ferramentas adequadas, devem trabalhar a criatividade, respeitando as dimensões e o tempo estipulados.

Competidora : Renata da Silva Santos
Estado: São Paulo
Idade: 17 anos
Entrou no SENAI (Vila Leopoldina-SP) em janeiro de 2010, curso de ferramentaria de moldes para plásticos

Tecnologia da Moda
Os profissionais de Tecnologia da Moda trabalham em contato direto com os clientes na produção ou personalização de vestuário para clientes individuais. Eles criam peças do vestuário usando seus conhecimentos sobre materiais e acessórios, moda e tendência de cores e trabalham dentro dos parâmetros e exigências do cliente.

Competidora : Charllene Darvyllen dos Santos Oliveira
Estado: Pernambuco
Idade: 22 anos
Entrou no SENAI de Paulista (PE) para o curso técnico em vestuário. Depois fez o curso técnico em produção de moda.

Vitrinismo
O vitrinista desenvolve conceitos de design visual para vendas, com o intuito de garantir a exibição correta de bens, produtos e serviços. Este profissional trabalha em empresas de varejo, como lojas de departamentos e de móveis fornecedores, exposições e agências de publicidade.

Competidora : Nagella Araújo
Estado: Minas Gerais
Idade: 21 anos
Entrou no Centro de Formação Profissional Anielo Greco, do SENAI de Divinópolis (MG), em março de 2009 para fazer o curso de aprendizagem em confecção do vestuário.
Serviços

SERVIÇOS SOCIAIS E PESSOAIS

Cabeleireiro
O competidor desta modalidade deve dominar técnicas de corte, coloração e penteados. O cabeleireiro trabalha para ressaltar a aparência e a personalidade dos clientes, e deve aliar conhecimento de moda, criatividade e imaginação à habilidade na realização de produções artísticas e comerciais.

Competidora: Patrícia de Sousa Gomes
Estado: Ceará
Idade: 21 anos
Entrou no SENAC do Centro de Fortaleza em junho de 2010, onde fez o curso de cabelereiro

Cozinha
Um cozinheiro é treinado para planejar menus, preparar uma variedade de alimentos nutritivos e atraentes de acordo com regras de segurança e higiene. O competidor deve demonstrar habilidade técnica nos processos de produção de nível internacional, dentro dos padrões de custos estabelecidos por cada empreendimento gastronômico.

Competidora : Gabriela Rabelo Freitas Melo
Estado: Minas Gerais
Idade: 21 anos
Entrou no SENAC de Barbacena em abril de 2012, no curso de cozinheiro básico

Serviço de Restaurante
Ocupa-se da recepção e acolhimento ao cliente, do serviço de alimentos e bebidas e dos cuidados com a arrumação do ponto de venda. É necessário que este profissional desempenhe sua função com desenvoltura, criatividade, boa comunicação, autoconfiança e habilidade prática, além de conhecer e aplicar as normas de boas maneiras.

Competidor : Ueslei Felipe de Oliveira Vale
Estado: Paraná
Idade: 21 anos
Entrou no SENAC do Centro de Curitiba em março de 2010, onde fez o curso de garçom.

Técnico em Enfermagem
O competidor deve ter domínio de ações de prevenção, promoção, e recuperação da saúde individual e coletiva, em todos os níveis de complexidade, utilizando tecnologias de saúde para prestar cuidados em todas as etapas do desenvolvimento humano.

Competidora : Jéssyca dos Santos Cardoso Pacheco
Estado: Distrito Federal
Idade: 21 anos
Entrou no curso técnico em enfermagem do SENAC da 903 Sul em agosto de 2010. É a primeira competidora de sua escola.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: A WorldSkills é muito mais que uma competição. Veja o último episódio do programa
Conheça os medalhistas brasileiros da WorldSkills 2017
Brasil conquista 2º lugar no mundial de profissões técnicas, a WorldSkills

Comentários